Volkswagen Up!

Volkswagen Up!

O Volkswagem Up! começou a ser comercializado pela Volkswagem em escala global em 014, quando a montadora aposentou a quarta geração Gol G4. O Up! é um veículo com preço na média desenhado por um brasileiro e com perspectiva de bastante segurança, dirigibilidade e tecnologia.

A classificação “A” no Conpet, o programa de etiquetagem veicular do Inmetro, faz do Volkswagem Up! ser um dos mais econômicos do país. No quesito consume, fica atrás somente de híbridos como o Ford Fusion Hybrid, Toyota Prius e Lexus CT 200h. Além do Smart Fortwo, que só leva dois ocupantes. O motor 1.0 de três cilindros chega aos 75 cavalos com gasolina e 82 cavalos quando utiliza o etanol. O Volkswagem Up! alcança média de 5 km/l com etanol e 13,75 km/l com gasolina contendo os dois equipamentos.

Segurança

O Up! recebeu cinco estrelas pela proteção aos passageiros adultos e quatro para crianças, sendo que a pontuação geral chegou a 15,86 (de um total de 17 pontos possíveis) e 39,54 (de um total de 49), respectivamente – levando o Up! ao posto de carro mais seguro já examinado pela Latin NCAP. Um dos itens de série do veículo é o AirBag duplo.

Conceito

O modelo construído no Brasil difere do europeu em comprimento (é 65 milímetros mais longo). A diferença de tamanho se dá pela seção traseira para acomodar um tanque maior de combustível, uma roda sobressalente de tamanho normal e por priorizar mais espaço de carga. Todas as versões têm porta-malas com uma seção de metal pintado em vez da guarnição de vidro escuro utilizado na Europa. O Up! brasileiro também usa um projeto diferente da porta traseira com vidro seccionados e janelas que descem, diferente do europeu que é fixo.

Aparência

Para dar um estilo off-road ao Volkswagen Up!, a montadora usa de um para-choque dianteiro exclusivo com ilha central em “chromme effect”. Na frente, no lugar da tradicional grade, há apenas sutil abertura logo abaixo do capô, que deixa o estilo do carro ainda mais moderno.

Itens

O Up! conta com itens como o Park Pilot, um sensor de estacionamento traseiro que emite um aviso sonoro para garantir mais segurança durante as manobras. Ele aumenta a intermitência de acordo com a aproximação do carro em relação aos obstáculos. Possui rodas de liga leve aro 15, volante em couro sintético “native” com apliques decorativos. Também conta comum painel que recebe apliques que acompanham a cor externa do carro e reforçam o jeito despojado do veículo. Possui também um sistema de som com 4 autofalantes e dois tweeters, bluetooth com streaming, MP3 Player e entrada para cartão micro SD, conexão simultânea com dois celulares diferentes, sistema de navegação GPS com tela touchscreen colorida de 5” e orientação de economia de combustível.

Desempenho

O carro obteve a classificação 11 no CAR Group 2014. Quanto menor a pontuação (em uma escala que vai de 10 a 60), menor será o tempo e o custo de reparo do veículo. O modelo da Volkswagen atingiu o melhor resultado não apenas dentro da categoria, mas também entre todos os veículos de diferentes segmentos avaliados pelo CESVI Brasil (base Janeiro de 2014). A transmissão é manual de cinco velocidades. O conjunto leva o carro de zero a 100 km/h em 13,2 segundos e à velocidade máxima de 167 km/h.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment