Kombi: Funcionalidade e praticidade!

Kombi: Funcionalidade e praticidade!

Bastante popular há algumas décadas, a Kombi é um veículo característico especialmente para o transporte de carga. Clássica e eficiente, é um modelo que ainda é bastante popular graças ao seu excelente custo-benefício que é mais acessível do que a maioria dos outros veículos semelhantes. Assim, conheça as funcionalidades desse modelo e como ela mudou ao longo dos anos para melhor atender ao mercado.

A Kombi

A Kombi é um veículo utilitário de formato único e diferenciado, cuja aparência é de bloco inteiro e três portas, sendo as duas da frente e uma lateral.

Convenientemente, é um veículo cujo chassi foi desenhado em cima do chassi do Fusca, outro carro igualmente popular à sua época de lançamento, aliando funcionalidade e praticidade, além de outras características como baixo custo de manutenção, capacidade de carga e resistência.

Funcionalidade

Embora seja originalmente um veículo de carga, esse é um modelo que possui funcionalidade muito além disso, já que é possível transportar pessoas, fazer longas viagens e em alguns casos até mesmo morar dentro do veículo como muitas pessoas já fizeram, especialmente nos anos 70.

Além disso, também é possível dar novos usos a esse modelo já que a personalização interna é uma opção, podendo originar mostruários de empresas e serviços, por exemplo.

As novas características

Entre 2005 e 2006 esse modelo precisou ganhar algumas modificações, como o motor que deixou de ser a ar injetado e passou a ser um 1.4 presente no Fox de exportação. O carro também passou a ganhar um acelerador eletrônico, com o pedal suspenso, como os carros mais modernos, além de um painel novo.

Em 2009, o modelo recebeu outras pequenas modificações, como a terceira luz de freio na extremidade do teto e grade dianteira com novos alertas para refrigeração.

A despedida

Embora continuasse extremamente popular entre os consumidores, uma lei brasileira que obriga todos os veículos vendidos a partir de 1° de janeiro de 2014 a saírem de fábrica com airbag e freios ABS fez com que a Kombi tivesse que sair do mercado, já que não seria possível fazer as adequações necessárias.

Com isso, em 2013 a Volkswagen anunciou uma linha de despedida com 1.200 exemplares. O veículo, que era produzido apenas no Brasil já há algum tempo, teve sua produção encerrada em dezembro do mesmo ano.

Longevidade

O modelo da Volkswagen caracterizou-se como o carro produzido nacionalmente por mais tempo, já que dos seus 63 anos de história, em 56 deles o veículo foi produzido no Brasil.

Item de colecionador?

Embora tenha tido sua produção descontinuada ainda é possível encontrar modelos à venda por preços razoáveis e acessíveis, seja para uso contínuo ou apenas para coleção.

Apesar disso, como não é mais produzida é natural que seja esperado um progressivo aumento de preço, já que em algum momento o mercado não irá atender a demanda. Dessa forma, é possível que em breve que esse veículo se torne, sim, um verdadeiro e definitivo item de colecionador.

Líder de mercado por mais de 50 anos, a Kombi aliou – e alia – funcionalidade com praticidade trazendo uma grande resistência a um igualmente grande espaço de carga e por isso se tornou uma das favoritas dos brasileiros.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment