Toyota Prius: Saiba tudo sobre o conceito de carro híbrido!

Toyota Prius: Saiba tudo sobre o conceito de carro híbrido!

Há quase 20 anos, o Toyota Prius foi o primeiro automóvel híbrido produzindo em grande escala da história da indústria. A nova geração, logo, chega no mercado 18 anos depois com grandes responsabilidades. O Toyota Prius, nessa nova geração, deixou de ser um automóvel experimental e se tornou um carro global.

Em 2016, A Toyota anunciou que a quarta geração foi projetada para tomar novos mercados em todo o mundo. Quando o Prius foi anunciado no salão de Tóquio, em outubro de 2015, a expectativa era que o carro chegasse ao mercado brasileiro até o segundo semestre de 2016. E assim, chegou no mercado brasileiro no início do segundo semestre do ano passado o Toyota Prius 2017.

O carro chegou no Brasil com versão única na nova geração, com motores renovados, o visual totalmente repaginado e com uma plataforma mais moderna, o modelo chegou no Brasil com uma única missão, fazer com que os brasileiros gostassem dos carros híbridos, pelo menos isso era que a montadora esperava.

Quer saber mais sobre esse carro fantástico? Então confira tudo nesse post!

Preço do Toyota Prius

O Toyota Prius 2017 chegou no Brasil por R$119.950,00, um preço consideravelmente alto, já que estamos falando de um carro que não tem um acabamento luxuoso e não casa com o estilo esporte. O Prius tem outro foco, a economia.

O Toyota Prius com um motor 1.8 a gasolina e outro elétrico, chega a fazer 18,9 km/L dentro da cidade e 17km/L em estradas e rodovias. Com isso, o Prius se tornou um dos carros mais econômicos do Brasil, de acordo com o Immetro.

De 2011 a 2016, foram vendidas apenas 800 unidades em todo o Brasil. Com o Prius 2017, a Toyota espera que o carro ultrapasse muito as versões anteriores e caia no gosto dos Brasileiros.

Ano passado, quando o Prius 2017 chegou no país, o objetivo, segundo a Toyota, era vender 600 unidades e a expectativa para 2017, era de vender mais 1.100 unidades.

O motivo é que o carro se modernizou muito e o preço se manteve, praticamente, o mesmo. A terceira geração era vendida por R$ 117.610, uma diferença insignificante comparando com a quarta.   Toyota Prius

Como funciona o sistema híbrido?

Com o Prius 2017, a Toyota pretendeu fazer que o púbico brasileiro entendesse como um carro híbrido funciona, uma vez que o Brasil faz parte faz parte da meta global da empresa, que tem como meta vender apenas veículos híbridos até 2050.

No Prius, o motor de combustão só começa a funcionar acima dos 50km/h, uma boa parte do tempo só o motor elétrico trabalha. O motor elétrico é bastante silencioso, o que faz o rolamento dos pneus no asfalto se ressaltarem. Após passar da velocidade de 50km/h o motor a combustão começa a trabalhar em conjunto com o elétrico.

Toyota Prius

Ambos motores funcionam de forma linear e suave, o que se espera de um modelo com foco em economia.  O Prius trabalha de forma calculada para o ter um consumo baixo, isso, ainda fica mais evidente com o câmbio CVT, com os giros mais constantes.

O motor elétrico tem a recarga da bateria feita por sistema regenerativo nas frenagens ou também pelo motor 1.8, se necessário, esse sistema pode ser dividido em três módulos de trabalho, Eco, Normal e Power.

Toyota Prius

Ficha técnica do Toyota Prius

O Toyota Prius tem uma ótima dirigibilidade, com o centro de gravidade baixo e redução do vão livre.

Nesse modelo, a cabine ficou mais espaçosa devido ao aumento da largura interna em 1,5cm, a nova versão avançou a coluna dianteira e as baterias foram para debaixo dos assentos.

A distância entre os eixos permaneceu a mesma da versão anterior de 270 cm, outra grande mudança na quarta geração que favoreceu o comportamento do carro foi o acrescimento da rigidez torcional da carroceria, que deixa o conjunto do automóvel mais estável.Segundo a Toyota, o Prius 2017 melhorou 60% nesse aspecto.

O novo design inclui uma suspensão independente, do tipo duplo A, e não para por aí, a Toyota também melhorou outras partes do automóvel.

Como o aperfeiçoamento do motor 1.8 VVT, que apesar de ser o mesmo, vem com mudanças no sistema de admissão e escape que melhoram a queima, e um pacote que diminui as perdas mecânicas com a redução de atrito. Já a potência, caiu de 99 para 98 cv.

Toyota Prius

Gostou das informações? Gosta desse tipo de carro? Conta para gente nos comentários!

 

Post Comment