Problemas elétricos no carro: Veja a lista dos mais comuns!

Problemas elétricos no carro: Veja a lista dos mais comuns!

O sistema elétrico pode ser considerado uma das partes mais importantes para o bom funcionamento do carro. Quando algo está errado, é evidente que o veículo comece a apresentar alguns problemas, que nem sempre são identificados pelos proprietários. E para entender muito bem essa importância, é essencial saber exatamente o que ele é e qual papel desempenha no carro. Neste post você vai descobrir quais os componentes do sistema elétrico e os problemas elétricos no carro mais comuns.

Entenda o sistema elétrico

O sistema elétrico é formado por motor de arranque, bateria e alternador. O seu funcionamento é basicamente o seguinte: a bateria fornece ao motor de arranque o suco necessário e o alternador é responsável por abastecer a bateria, gerando energia para fazer com que o carro funcione. Se por algum motivo, uma dessas peças não funcionar corretamente, é muito provável que o carro não dê partida.

Conhecendo melhor os seus componentes

Uma das formas de identificar quando existem algum tipo de problema elétrico no carro é ter algum conhecimento básico dos componentes desse sistema.

  • Bateria: Como mencionado acima, a bateria é a responsável por fornecer toda a corrente elétrica necessária para fazer com que o carro ligue. E no momento da partida, um conjunto de ações são executadas. Como aqueles ligados aos sistemas de combustível e de ignição. Eles são responsáveis por criar a combustão que o motor necessita para funcionar corretamente.

Problemas elétricos no carro

  • Partida: No momento em que a bateria é acionada ela fornece a energia necessária para que o carro funcione. A partir desse ponto, o volante começa a ser girado. O que consequentemente aciona  o eixo da manivela,  oque movimenta os pistões ligados ao motor. Esse processo é fundamental para que o carro comece a funcionar adequadamente.

Problemas elétricos no carro

  • Alternador: No momento em que o motor começa a funcionar, o carro passa a se locomover. Neste ponto cabe ao alternador fazer com que a bateria permaneça carregada e o sistema elétrico continue funcionando. Na prática, isso significa que no momento que o seu alternador apresentar algum problema, é muito provável que a bateria do carro se descarregue e o carro passe a apresentar sérios problemas.

Problemas elétricos no carro

Por essa razão, é muito comum que ao pensar em um sistema elétrico do carro, o primeiro ponto a ser considerado pelas pessoas seja a bateria. Qualquer falha apresentada na hora de se dar a partida, a culpa é  atribuída a ela. Todavia, as pessoas precisam considerar que além da bateria, outros fatores podem causar problemas no sistema elétrico, tais como filtro, módulo de injeção, bomba de combustível, velas de ignição, etc.

Problemas elétricos no carro: Os 7 mais comuns

Levando em consideração um estudo feito nas principais concessionárias no Brasil, os problemas elétricos no carro mais comuns são:

  • Bateria sem carga: Como mencionado anteriormente, tudo começa a funcionar a partir da carga de energia fornecida pela bateria. Quando ela está descarregada, é impossível fazer com que o carro dê a partida. Esse é sem dúvida um dos problemas elétricos mais comuns nos carros.
  • Corrente do alternador: O alternador tem um papel fundamental no funcionamento de qualquer veículo, seja ele de grande ou de pequeno porte. Ele é o responsável por fazer com que a bateria continue carregada. Muitas vezes, os carros apresentam problemas na corrente dessa peça, e isso faz com que a bateria não seja carregada apropriadamente, causando assim uma pane elétrica.
  • Cabo solto da bateria: Muitas vezes o problema é mais simples do que parece. Um simples fio solto na bateria faz com que o motorista não consiga ligar o carro.
  • Fusíveis elétricos: Com o uso constante do veículo, é muito comum que alguns fusíveis acabem queimando.
  • Sistema de ignição danificado: Também prejudica o bom funcionamento do veículo.
  • Fio da bobina danificado: Acarreta fuga de carga.
  • Velas encharcadas ou frouxas: muitas pistas e estradas brasileiras possuem buracos e desnivelamento, o que pode fazer com que as velas fiquem frouxas. Além disso, o excesso de chuva pode encharcar as velas e danifica-las causando uma pane elétrica.

A melhor maneira de evitar que esses problemas aconteçam é fazendo sempre uma manutenção preventiva, e a qualquer sinal de problema, procurar resolvê-lo o mais rápido possível.

Esperamos ter esclarecido alguma das suas dúvidas. Caso tenha mais informações sobre Problemas elétricos mais comuns nos carros, deixe seu comentário e compartilhe com a gente!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

One thought on “Problemas elétricos no carro: Veja a lista dos mais comuns!

Post Comment