Pneus para motos

Pneus para motos

Você tem uma moto e está na hora de trocar os pneus? As opções são inúmeras, mas é preciso de saber algumas especificações de cada tipo de pneu. Conheça agora algumas dicas importantes para saber antes de trocar os pneus para motos

Ao escolher pneus novos para sua moto, é importante ficar atento às especificações técnicas da sua motocicleta para saber se estão de acordo com os requisitos do equipamento, o tipo de terreno e a forma de utilização. Existem as  pneus mais duros, que sofrem menos com o desgaste; e os mais macios, que oferecem maior aderência. A escolha de  pneus para motos serem duros ou macios vai depender da sua necessidade de uso diário.

Como escolher pneus para motos

Para facilitar na hora de saber qual o tipo de pneu sua moto utiliza, você pode observar os números que ficam na lateral do pneu.  Pois é ali que estão descritos os códigos com as principais características estruturais dos pneus  e suas limitações de uso.

Para interpretar esses códigos vamos pegar como exemplo um pneu com medida 150/70 17 69H,  no primeiro número (150)  temos a largura da banda de rodagem em milímetros, e logo após a indicação de sua altura lateral (70) expressa em porcentagem. No caso, esse pneumático tem 150 mm de largura e 105 mm de altura.

Na seqüência, vem a medida do aro, de 17 polegadas,  e mais adiante o 69 indica o índice de capacidade de carga que é de 325 kg. Por último está o código de limite de velocidade “H” = 210 km/h, neste caso. Vale lembrar que essas medidas geralmente variam entre marcas e modelos. Em caso de dúvidas consulte o manual do proprietário de sua motocicleta e veja as indicações do fabricante.

Outra dica importante na hora de escolher pneus é fugir dos remodelados, pois apesar de o  preço ser mais atraente, a sua qualidade ainda é duvidosa.

Manutenção de pneus de motos

Os pneus para motos são fabricados com materiais mais sensíveis que os dos pneus de carros, por isso eles sofrem mais desgastes, por isso a manutenção desses equipamentos é algo importânte para garantir a segurança.

Um pneu dura em média 15 mil km, porém alguns fatores como tipo da pista, condições atmosféricas, características da motocicleta e estilo de pilotagem podem aumentar ou diminuir a vida útil do pneu.

Verificar a calibragem dos pneus pelo menos uma vez por semana é essencial para que os pneus estejam sempre adequados e seguros para o uso . Vale lembrar que a alteração de qualquer componente da roda ou pneu que não esteja de acordo com as indicações fornecidas pelo fabricante, ou mesmo a utilização de produtos com especificações diferentes, como rodas e pneus com medidas distintas, pode resultar em problemas com o consumo exagerado de combustível, falta de aderência e o desbalanceamento do conjunto  são os mais comuns.

Uma outra dica muito importante na hora da manutenção do pneu é nunca passa nenhum produto para deixar brilho na borracha, pois estes produtos são feitos à base de óleos e ceras que podem escorrer para a banda de rodagem e provocar uma queda.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment