Motos Honda

Motos Honda

Atualmente a Honda conta com 38 modelos de motocicletas comercializados no Brasil, dentre elas 29 produzidas em solo nacional e 9 importadas. A primeira motocicleta produzida pela Honda foi a Dream, três anos depois de a empresa fundar o Honda Technical Research Institute, em Hamamatsu, no Japão. Já em 1971 ganhou forma a Honda Motor do Brasil LTDA., em São Paulo, passando a importar vários modelos de motocicletas para o Brasil. Hoje a Honda a marca é líder nacional absoluta no segmento, com mais de 20 milhões de motocicletas produzidas no solo brasileiro. Certamente um dos momentos mais importantes da marca para o Brasil foi o lançamento, em 1998, da C100 Biz, uma das portas de entrada para o segmento de duas rodas do mercado nacional.

Com tudo ela combina

Com um slogan sugestivo no melhor estilo “com tudo ela combina”, a Biz caiu no gosto dos brasileiros pela sua mecânica extremamente robusta e econômica, fácil de pilotar e muito prática. Quando lançada, a motocicleta contava com motor de quatro tempos, câmbio semiautomático e preço sugerido de R$2.199. Mas o diferencial que também estava presente no jingle das campanhas publicitárias foi o fato de a motocicleta não “combinava com posto de gasolina”. Por quê? Ela fazia até 70 km com um único litro de combustível.

Tecnologia e Segurança

No quesito tecnologia de freios, a Honda patenteou, na década de 50, um sistema de freios ABS para motocicletas. Esse sistema faz com que a moto tenha maior aderência junto ao piso e, em caso de frenagem brusca, as rodas não travam na mesma hora, fazendo com que o motorista dificilmente perca o controle da direção. Na década de 60, a Honda foi a primeira marca do mundo a adotar o freio a disco na roda dianteira em motocicletas produzidas em grande escala. A marca lançou, em 2006, o primeiro sistema de airbag para motocicletas do mundo. O mecanismo, que equipa a Honda GL 1800 Gold Wing, visa oferecer cada vez mais segurança ao piloto ao reduzir o impacto em uma colisão frontal.

Sistema de Freios C-ABS

Em 2008, a Honda lançou o primeiro sistema de freios C-ABS para superesportivas e nos últimos anos a aplicação da tecnologia tem se estendido para as motocicletas de média cilindrada, como a CB 300R e a XRE 300. Em 2014, a CG 150 Titan, um dos modelos mais vendidos no Brasil, passou a contar a tecnologia de freios CBS, conhecida como Combi-Brake, que distribui a força de frenagem entre as duas rodas automaticamente fazendo com que o piloto reduza a velocidade de forma mais eficaz e segura. O Instituto Mauá de Tecnologia realizou um teste com a moto CG 150 Titan para avaliar o desempenho do freio. Em uma frenagem evitando o travamento da roda de 60 a 0 km/h em uma CG 150 Titan com C-ABS, usando apenas o pedal de freio, o resultado foi melhor que o mesmo modelo sem o sistema, com uma distância de imobilização da moto 10 metros inferior ao modelo sem o sistema C-ABS. O mesmo teste, mas permitindo o travamento de roda, resultou em vantagem ainda maior: a CG com C-ABS parou em 27,3 metros, enquanto a CG sem o C-ABS percorreu 41,4 metros.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment