Motocross

Motocross

O motocross é um esporte praticado sobre uma moto, dividida em várias categorias como  arenacross, trial, enduro, free style, entre outros. Os pilotos se esforçam fisicamente para absorver choques com seus joelhos, braços, pescoço e tronco. Por isso  o assento é  longo e liso, pois é projetado para permitir que os pilotos desloquem seu peso rapidamente para fornecer mais tração na posição escolhida, o que o torna desconfortável fora de seu uso para o motocross.

É comum ver motos  para motocross serem modificadas para melhor desempenho e para ter o comportamento da moto de acordo com suas próprias preferências ou apenas por gosto pessoal mesmo.

Classificação dos pilotos de motocross

Muitas vezes quem não é praticante, ou conhecedor do motocross, pode achar que esse esporte nada mais é do que conduzir uma motocicleta, mas é exigido dos pilotos um nível alto de aptidão física, pois o motocross exige muito dos membros, como os braços, ombro e glúteos.

Existem duas classificações para os pilotos de motocross, a européia e a americana, elas são feitas a partir do tipo de moto que o piloto utiliza no esporte, mas isso não é uma regra geral. Confira a tabela:

Classificação Europeia Classificação Americana Motor 2 tempos Motor 4 tempos
MX3 Motocross/Supercross (450cc) 500cc 450cc
MX1 Descontinuado (conhecido como Open Class) 250cc 450cc
MX2 Motocross Lites/Supercross Lites (125cc) 125cc 250cc
85BW Supermini 105cc 150cc
85SW Mini 85cc 150cc
65 Mini 65cc 80cc
Autos Pee-wee (Piuí) 45cc 60cc

Modalidades do motocross

O motocross é dividido em algumas  modalidades.Veja a seguir:

Freestyle motocross (FMX)

Essa é uma modalidade um pouco nova do motocross, pois não é uma corrida, mas a sua concentração está mais nas manobras acrobáticas enquanto salta de obstáculos. Por isso uma banca de juízes é escolhida para julgar o estilo, nível de dificuldade da manobra, melhor uso do percurso e a reação da plateia.

Arena Cros

Essa modalidade  já existe há mais de 11 anos e é um corrida onde os pilotos tem de passar por obstáculos até a linha de chegada, além disso são avaliados as manobras e performance dos pilotos. Nessa modalidade as arquibancadas são em forma de uma arena dai o nome arena cross.

Trial

Essa modalidade do motocross conta com provas que  são cumpridas em percursos fora de estrada onde se disputam secções controladas e  é  avaliado a destreza dos pilotos. É atribuído um tempo ideal para cada piloto cumprir toda a prova.

Enduro

Essa prova é realizada em um percurso de pistas ou estradas abertas para a circulação. Durante o percurso vários obstáculos e pequenas provas são encontrados, e todos eles fazem parte da classificação final. No enduro o desempenho do piloto é determinante para a sua classificação final.  Devem  ser realizadas três ou mais voltas no percurso em cada dia de prova. Cada volta deve ter uma distância máxima de 50 quilômetros, incluindo as classificatórias. O tempo máximo para percorrer cada volta deve ser de 1h30min, e a duração de cada dia de competição deve ser entre cinco horas e sete horas.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment