Motocross: Itens indispensáveis

Motocross: Itens indispensáveis

O motocross é um esporte de motovelocidade, utilizando-se de motos próprias para off-road de diversos tipos e modelos diferentes. O esforço físico durante a prática do motocross é bastante grande, sendo importante o uso de alguns itens de segurança.

Neste artigo, mostraremos algumas dicas sobre os itens indispensáveis para praticar o motocross.

Quais são os itens indispensáveis para praticar motocross?

Os pilotos de motocross sofrem muitos choques em diversas partes do corpo, tais como joelhos, pescoço, braço e tronco. Assim, é importante se conhecer bem os materiais necessários para a prática adequada do esporte.

Veja, a seguir, algumas dicas para você escolher corretamente e saber quais são os itens indispensáveis para praticar motocross:

Escolha adequada do capacete:

O capacete é o principal item para a prática do motocross, protegendo o motociclista contra quedas e possíveis ferimentos letais na cabeça. Existem diversos modelos de capacetes, mas estes devem ser primeiramente escolhidos se visando a segurança do piloto.

Escolha um capacete com tamanho e peso adequados para evitar que se mova com o vento, preferencialmente sendo mais leve. Ele também deve ser feito com materiais adequados, de alta resistência, e sempre devem conter o selo de qualidade do INMETRO, garantindo-se seu prazo de validade e também a qualidade do material.

Ele também deve contar com alças de fixação para ajuste adequado, além de almofadas e forros para facilitar a colocação e a retirada do capacete, ajudando também a absorver a transpiração e dando maior conforto ao piloto;

Uso de óculos de proteção:

O motocross normalmente é praticado em regiões de chão batido e sem asfalto. O uso de óculos de proteção evita a entrada de possíveis resíduos ou sujeiras nos olhos que, em alta velocidade, podem ser bastante prejudicados, causando não só lesões na região ocular, como também podendo causar um acidente mais grave em função da falta de visibilidade do piloto.

Preferencialmente, os óculos de proteção devem envolver completamente a cavidade ocular, das sobrancelhas até a parte inferior dos olhos. Devem ser feitos de materiais leves, mas ao mesmo tempo resistentes e inquebráveis para não machucar o piloto em caso de queda. Os óculos de proteção também devem ter entrada de ar para evitar o embaçamento das lentes;

Roupas adequadas para motocross:

Recomenda-se o uso de roupas adequadas para a prática de motocross, incluindo-se diversos itens. As luvas devem ajudar a manter a firmeza do piloto no guidão, assim como também a proteger as mãos. O uso de botas é importante para proteger a região acima dos tornozelos evitando possíveis fraturas ou queimaduras.

Elas devem ser feitas, preferencialmente, com solas de borracha para garantir um apoio mais firme e ao mesmo tempo flexibilidade do material. Por fim, as roupas devem cobrir todos os membros e serem feitas de material resistente a quedas e a quaisquer colisões;

Conclusão

O motocross é um esporte de motovelocidade e de alto impacto, sendo muito importante o uso de alguns itens indispensáveis para a prática do esporte com segurança.

Continue conosco nos próximos artigos e deixe aqui seus comentários ou dúvidas. Até mais.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment