Capacete como escolher

Capacete como escolher

A escolha de um capacete é algo muito importante, pois o capacete é um dos itens de segurança mais importante para os motociclistas, se você quer acertar na hora de comprar o seu capacete saiba agora escolher o certo.

Existe uma variedade enorme de modelos, tipos, marcas, cores, estampas e estilos diferentes  de capacetes disponíveis no mercado, o que faz com que as dúvidas sobre qual escolher surjam. Antes de qualquer coisa você deve saber que não basta escolher o capacete apenas pelo valor. Além do preço, é preciso que se leve em consideração o conforto e a resistência, sempre procurando o selo do INMETRO, que serve para provar que o equipamento passou por testes de segurança e impacto.

Depois é necessário que seja avaliado as suas necessidades. Existe um tipo específico de capacete para cada situação.

Tipos de capacete

Existem tipos de capacete próprios para cada situação e para o tipo de uso que o motociclista irá fazer.  Além de comprometer a segurança do piloto, errar na escolha do capacete dói no bolso. Quem for flagrado com equipamento inadequado pode ser multado. Os capacetes para usar na cidades são  basicamente três modelos: Aberto, integral ou fechado e articulado ou escamoteável. Cada um deles tem suas vantagens e desvantagens. Confira abaixo:

Capacetes aberto:

Esse modelo apesar de apresentar design atrativo, o capacete aberto não protege o rosto do motociclista. Ele é o que menos oferece segurança, já que deixa o rosto do motociclista exposto. Apesar disso, capacetes desse tipo são, em geral, mais arejados, confortáveis e bonitos. Caso o equipamento escolhido não possua viseira, é obrigatório o uso de óculos especial para motociclistas, que serve para proteger os olhos da poeira.

Capacetes integral ou fechado:

Esse modelo é considerado como um dos modelos mais seguros, o capacete fechado protege o rosto todo. Além da segurança em caso de acidentes, esse tipo de equipamento ainda bloqueia totalmente a passagem de insetos ou pedras lançadas por outros veículos. Hoje, existem no mercado alguns exemplares de capacetes fechados com sistemas mais modernos de ventilação, que aliviam o calor. Capacetes com viseira fumê só devem ser usados durante o dia, já que o modelo pode prejudicar a visibilidade em períodos noturnos. Na estrada, use sempre capacete fechado para proteger os olhos e o rosto de sujeiras do asfalto, que podem atrapalhar a condução da moto.

Capacetes articulado ou escamoteável:

Esse modelo também é conhecido como misto, pois ele possui uma viseira móvel que pode ser levantada, o que garante mais conforto e comodidade quando o motociclista precisar conversar, por exemplo. Apesar de garantir uma boa proteção, a queixeira do modelo articulado pode não ser o suficiente, em comparação com o design totalmente fechado do integral. O escamoteável é o tipo de capacete mais pesado.

Capacetes OFF-ROAD

Motociclistas que participam de provas precisam escolher capacetes seguros e ao mesmo tempo leves.  Existe  um modelo específico para os praticantes de enduro, freestyle, motocross, rally e para os praticantes de  trilhas com sua moto. O principal diferencial desse modelo em relação aos outros é a queixeira alongada, que oferece uma proteção extra para o piloto em caso de quedas, além de abas especiais que protegem os olhos da luz do sol. Entretanto, para esse tipo de capacete, é obrigatório o uso de óculos de proteção, já que os modelos para essa modalidade são  projetados para facilitar a ventilação e respiração do condutor.

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment