Tipos de carteira de motorista: Entenda a diferença entre elas

Tipos de carteira de motorista: Entenda a diferença entre elas

Para que deseja tirar habilitação, precisa saber que há diversas categorias. Cada categoria de CNH indica o tipo de veículo que o futuro condutor vai dirigir ou pilotar, bem como normas, especificações e os testes de aptidão para cada uma.

No entanto, os três pré-requisitos básicos para tirar qualquer tipo de CNH são: ser maior de 18 anos, saber ler e escrever e querer se inscrever para obter a carteira. Ao todo são 6 categorias de habilitação. Veja a seguir os tipos e as características de cada uma.

CNH Categoria A

É válida exclusivamente para condutor de veículo motorizado de 2 ou 3 rodas, com ou sem carro lateral.

CNH Categoria B

Categoria designada para condutor de carros de passeio, cujo peso total não pode deve exceder 3500kg. A lotação máxima é de 8 ocupantes, sem contar com o motorista.

CNH Categoria C

Essa categoria é válida para condutor que veículos motorizados utilizados para transporte de cargas. O peso bruto total deve exceder a 3.500kg. Essa categoria tem algumas particularidades: o condutor que deseja se habilitar nela deve ter no mínimo um ano na categoria B e não pode ter cometido nenhuma infração grave, gravíssima ou cometer diversas infrações médias durante os últimos 12 meses.

CNH Categoria D

É a categoria que permite o condutor conduzir veículo para transporte de passageiros com mais de 8 lugares.

Para se habilitar nessa categoria o condutor precisa:

  • Ter no mínimo 1 ano de CNH Categoria C ou 2 anos de CNH Categoria B;
  • Não pode ter cometido faltas graves, gravíssimas, nem ser reincidente em infrações médias nos últimos 12 meses;
  • O condutor precisa ser maior de 21 anos;
  • Ser aprovado num curso especial de treinamento de prática veicular em situações de risco de acordo com as normas do CONTRAN.

CNH Categoria E

É a categoria que permite o condutor de veículo motorizado que se enquadra nas categorias B, C ou D ter uma unidade acoplada ao veículo como reboque, carroceria, semi-reboque, ou articulada, que tenha 6.000kg ou mais de peso bruto. O trailer se encaixa nessa categoria. Para se habilitar nessa categoria, o condutor precisa:

  • Ser maior de 21 anos;
  • Ter no mínimo 1 ano de CNH na categoria C;
  • Não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, nem ter cometido várias infrações médias.
  • Ser aprovado no curso especial de treinamento de prática veicular em situação de risco de acordo com as normas do CONTRAN.

CNH Categoria A e B

É possível o condutor tirar a primeira habilitação conjugada nas categorias A e B. Não há nenhuma restrição para isso. No entanto, ele vai precisar fazer mais 25 horas/aulas.

Infrações

De acordo com o Código Brasileiro de Trânsito, Capítulo XV, artigo 162 , são considerações infrações ligadas à CNH:

  • Dirigir veículo em possuir a CNH – infração gravíssima, multa (três vezes) e apreensão do veículo.
  • Dirigir com a CNH cassada ou com suspensão do direito de dirigir – infração gravíssima, multa (cinco vezes) e apreensão do veículo.
  • Dirigir com a CNH de categoria diferente do veículo – infração gravíssima, multa (três vezes), recolhimento da CNH e apreensão do veículo.

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment