Renovar carteira de motorista

Renovar carteira de motorista

Quem possui carteira nacional de habilitação sabe que após um período é preciso renovar, ou do contrário poderá perder o direito de dirigir. Porém quando chega a hora de renovar a CNH muitas dúvidas aparecem, por exemplo, se é necessário que seja realizados todos os procedimentos da primeira carteira de habilitação.Se você tem dúvidas como essa ou outras esse artigo explicará todo o procedimento para a renovação da sua carteira de motorista.

Há poucos dias antes do vencimento da carteira de habilitação o motorista recebe em sua casa uma carta do detran de seu estado informando sobre a necessidade de renovar a CNH, após isso ele deve ser matricular em uma auto escola para realizar um curso de reciclagem e atualização.

Como renovar a Carteira de Habilitação

Para renovar a CNH o motorista primeiramente deve preencher um formulário eletrônico que fica disponível no site do Detran. Após o preenchimento do formulário será gerado um documento de arrecadação estadual, uma espécie de taxa que deve ser paga para poder renovar a CNH. Além disso é necessário fazer um exame em um clinica que será indicada no momento do preenchimento do formulário.

Para você que vai renovar a carteira de habilitação é preciso ainda saber mais algumas coisas importantes como:

  1. Você precisa ter certeza de que não existe nenhum pendência ou situação irregular com a sua carteira de motorista. Restrições, multas, e suspensões impossibilitam a renovação da carteira.
  2. A carteira de habilitação pode ser solicitada tando online, como explicado acima, ou caso você prefira pode ir diretamente ao Detran mais próximo, lá será realizado o mesmo procedimento que online e você deve pagar as mesmas taxas.
  3. Caso você opte em ir direto ao Detran, você pode evitar filas e agilizar o processo fazendo um pré cadastro no site do Detran do seu estado. Depois de realizar o cadastro você pode se logar no site e agendar o melhor horário para ser atendido no posto de serviços
  4. Não esqueça de levar todos os documentos necessários para a renovação da CNH, você precisará da carteira nacional de habilitação original, um comprovante de residência, e caso tenha agendado o atendimento, o número do protocolo de agendamento.
  5. Após a solicitação de renovação de carteira de habilitação você pode retira-la dentro do prazo que foi fornecido, que costuma ser por volta de 5 a 10 dias, em uma unidade do Detran ou caso prefira ela pode ser enviada diretamente para a sua casa pelos correios, para isso você só precisa de pagar uma taxa adicional para a entrega.
  6. Pode parecer um processo demorado, mas apesar de ter várias etapas, renovar a sua CNH é uma coisa simples e necessária, pois segundo o código de trânsito brasileiro é possível continuar dirigindo no máximo 30 dias após o vencimento da carteira de motorista. Em algumas profissões como motoristas de ônibus, táxis e outras que envolvam dirigir, na hora de renovar a carteira é necessário realizar alguns exames adicionais e alguns cursos de reciclagem de direção e primeiros socorros.
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment