Renavam

Renavam

Você sabia que seu carro possui Certidão de Nascimento, RG, CPF, Certidão de Casamento e Certidão de Óbito? Não? Pois sim, seu carro possui todos esses documentos juntos em um só. Ele é chamado de Renavam, ou Registro Nacional de Veículos Automotores. Muitos não dão importância a esse documento, apenas quando precisam dele para alguma coisa que ficam sabendo da importância dele.

O que é o Renavam?

O Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) foi desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) com o objetivo de ter registrado todos os veículos do país. O Renavam é realizado por uma unidade do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) em cada estado, e centralizado na unidade nacional o Departamento Nacional de Trânsito ( Denatran)

O Renavam registra toda a “vida” do veículo, desde sua  fabricação, quando os dados originais são registrados, passando por emplacamento, troca de proprietário ou de estado até quando ele sai de circulação, por qualquer motivo.

Por estar disponível em um banco de dados nacional o Renavam serve de facilitador da comunicação entre os Departamentos Estaduais de Trânsito, ou seja, em qualquer lugar do país os departamentos de trânsito têm acesso a todos os dados dos veículos. Isso auxilia na hora de saber a situação do veículo e até mesmo localizar veículos roubados em outros estados brasileiros.

Cada Veículo possui um número identificador único, desde de 2013 esse número possui 11 digitos, veículos anteriores a esse ano possui nove dígitos no Renavam.

Como realizar o Renavam?

Para preencher o formulario do Renavam existem algumas opções, você mesmo realizar o procedimento pela a internet,  contratar um despachante para fazer o trabalho pra você, ou ir diretamente ao Detran do seu Estado.

a maioria das pessoas optam pela ajuda do despachante, por ser um profissional que já estar acostumado com esse tipo de serviço. O valor cobrado pelos despachantes varia em cada lugar, mas fica em média 300 reais. Lembrando que esse é um preço médio, em alguns Estados ou cidades, esse valor pode ser superior ou inferior, é necessário verificar antes de contratar o serviço.

O Renavam fica impresso no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo ( CRLV), ou no documento de transferência do Veículo, no caso de ele já ter sido de outro dono.

Transferência de Veículos

Para transferir a propriedade de um veículo o dono atual pode preencher sozinho ao formulário presente no site do Departamento de Trânsito de seu estado, ou podem pagar a um profissional para realizar o serviço.

O Formulário de Transferência pede alguns dados específicos como dados do dono anterior, dados de identificação do veículo (Renavam) e características do veículo como tipo, cor, categoria, etc. Por isso é necessário ficar atento ao preenchimento do formulário, caso opte por fazer isso sozinho.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

One thought on “Renavam

Post Comment