Pontos na carteira: Tire todas as suas dúvidas!

Pontos na carteira: Tire todas as suas dúvidas!

Se você possui carteira de motorista, você sabe que caso comenta algumas infrações pode ter pontos na carteira, porém isso é algo que deixa muitas pessoas confusas, quando se ganha ou perde os pontos na carteira. Se você também tem essas dúvidas saiba agora tudo sobre pontos na carteira.

Quando se estuda legislação e o código de trânsito brasileiro você aprender que existem quatro tipos de infrações leve, média, grave e gravíssima. Os condutores devem evitar cometer infrações para  não pôr em risco sua vida, a das pessoas à sua volta, e muito menos arriscar ficar sem sua carteira. Existem algumas razões para que um motorista venha a ter sua carteira suspensa:

Se um motorista acumular 20 pontos de infração num período de um ano, ele  terá a sua carteira provisoriamente suspensa.

Se o motorista cometer uma infração gravíssima. Porém existe a diferença que os pontos de infração têm uma “validade”: se o condutor não tiver atingido o limite de 20 pontos em sua carteira de motorista, em um ano os pontos expiram.

Quando a carteira de um motorista atinge os 20 pontos, ele é notificado e tem que  entregar sua carteira no Detran, ele tem o direito de pedir revista do caso em um prazo de 30 dias.  Ao mesmo tempo é iniciado um processo administrativo que irá avaliar e decidir acerca da suspensão do direito de dirigir, sendo que esse período de suspensão pode variar entre seis meses e um ano, ou dois anos para os motoristas que anteriormente já tiveram sua carteira suspensa.

Quantos pontos pode se ter na carteira

A quantidade de pontos que uma pessoa pode ter na carteira vai depender do tipo de carteira. Por exemplo quem tem uma  carteira provisória, tem um limite de 4 pontos na carteira. Já  quem tem a carteira definitiva, 20 pontos é o limite. De acordo com a quantidade de multas recebidas e suas pontuações, quem tem mais de 20 pontos na carteira tem sua CNH apreendida. Resumindo em um prazo de 12 meses, quem atingir uma pontuação total de 20 pontos sofrerá como punição a apreensão da carteira, além de ter de pagar as multas e esperar um processo administrativo para rever a sua carteira.

Carteira de motorista suspensa

Quando um motorista é parado em um blitz com a sua carteira de motorista suspensa, o carro é apreendido no ato e ele passa a responder a um processo por crime de trânsito, assim de ter a carteira de habilitação cassada e ter que ficar sem dirigir por dois anos, em alguns casos pode-se pegar até prisão, mas isso irá depender da situação em que a carteira for apreendida.

Quando o motorista tem sua carteira suspensa ele também recebe outra penalidade, ele é obrigado a fazer um curso de reciclagem para motorista infrator, que é bem semelhante ao curso de formação de condutores, que se faz antes de ter a primeira habilitação para dirigir. O curso tem a duração de 20 horas  e o motorista só conseguirá novamente o direito de dirigir se for aprovado nesse curso.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment