Placa Mercosul: Tire suas dúvidas sobre qual é o preço e a partir de quando será implementada!

Placa Mercosul: Tire suas dúvidas sobre qual é o preço e a partir de quando será implementada!

Agora será que vai? Com o prazo de adoção adiado por três vezes desde 2014, a famosa Placa Mercosul deixa muitas dúvidas. Será que a implementação vai começar de verdade? Quando vai começar? Qual o valor?

São muitas questões, muitas ainda estão sendo decididas as respostas. Mas aqui vamos te ajudar a clarear um pouco a mente!

O que é e para que serve a placa Mercosul?

A Placa Mercosul nada mais é que um tipo de identificação para os veículos, estipulados pelos países-membros do Mercado Comum do Sul. Dentro desse bloco regional e organização intergovernamental fundado em 1991, está o Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela.

Essa resolução tem como foco principal dar um empurrão na integração desses países. Assim ficará livre a circulação dos veículos entres os estados participantes do grupo Mercosul. Desta forma as placas de carros e motos ficam uniformizadas, seguindo um padrão.

Além da ideia de integração maior entre os países, o novo sistema deixará tudo mais seguro. As novas placas possuem uma tecnologia que impede a clonagem e possibilita o rastreamento de carros (com chips e códigos QR). Sendo uma novidade interessante para evitar roubos e oferecer mais segurança para os veículos.

Ela foi adiada?

Dentre os vários adiamentos que aconteceu, o último foi no começo de outubro deste ano. Uma desembargadora do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) apresentou uma liminar que impedia o uso das placas no país. A defesa era de que antes da implementação das Placas Mercosul, deveria ser concluído o novo sistema eletrônico de informações.

Ela defendia que a mudança era precipitada no Brasil, e por isso, poderiam surgir gastos desnecessários aos contribuintes sem que o poder público pudesse oferecer o sistema integrado de segurança.

Mas essa liminar foi suspensa pelo presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro João Otávio de Noronha. Então a notícia mais nova é que o emplacamento será feito sim em todo o país.

O estado carioca foi o primeiro a receber as novas placas Mercosul. O acordo inicial era de que até 2013 todos os veículos do Brasil já tenham as novas placas.


Não deixe de conferir também sobre como fazer a transferência de veículos!


A partir de quando será implantada a placa Mercosul?

As placas Mercosul devem ser implementadas por todos os Departamentos Estaduais de Trânsito (DETRANs) a partir do dia 1º de dezembro de 2018. Essa data consta na Resolução 729/18, publicada pelo CONTRAN em março de 2018.

Quanto custa essa placa?

No Rio de Janeiro, primeiro estado a começar a utilizar as novas placas, o valor cobrado é de R$ 193,84 (o mesmo já cobrado pelas placas no padrão antigo). Para as motocicletas, a placa será de R$ 64,61.

Caso você tenha um veículo novo que receberá o primeiro emplacamento, a taxa será referente ao 1º registro do veículo no Estado. Tudo indica que o valor permanecerá igual ou menor que o praticado atualmente.

placa mercosul

Como funciona a placa Mercosul?

A nova placa irá funcionar seguindo um padrão estipulado pelos países. Dentre eles, é que a placa deve ter o fundo branco e usar uma faixa azul superior horizontal. Esse padrão já é utilizado em placas de veículos argentinos e uruguaios.

Já a cor das bordas e dos caracteres das placas serão feitos conforme a categoria do veículo. Seguirão da seguinte forma:

  • Veículos particulares terão os caracteres na cor preta;

  • Veículos comerciais terão os caracteres na cor vermelha;

  • Veículos oficiais terão os caracteres na cor azul;

  • Veículos de consulados ou com missão diplomática terão os caracteres na cor dourada;

  • Veículos especiais e de coleção terão os caracteres na cor cinza prata.

Além disso, tem algumas outras características que as placas Mercosul devem ter nesses países. Sendo elas:

  • Arranjo: 7 caracteres;

  • Bandeira do estado-membro: a bandeira do país correspondente deve ficar na parte direita da faixa azul com arestas arredondadas;

  • Dimensões: o tamanho deve ser de 400mm x 130mm para os automóveis em geral de de 200mm x 170mm para as motocicletas;

  • Emblema do bloco: o emblema do Mercosul ficará na parte esquerda da faixa azul;

  • Faixa azul: a faixa na cor azul deverá ficar na parte superior das placas e tem como largura o tamanho de 30mm;

  • Fonte tipográfica: a fonte utilizada em todas é chamada de FE Engschrift.

Eaí, deu pra entender um pouquinho mais da Placa Mercosul? Agora parece que vai! Fique atento às datas para implementação para o seu estado junto ao Detran.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment