Pauta do Detran: Tudo que você precisa saber!

Pauta do Detran: Tudo que você precisa saber!

Uma das partes do processo de habilitação que gera mais dúvida nos candidatos, é justamente sobre como funciona a Pauta do Detran. Esse prontuário é o documento que você da entrada assim que quer começar todo o processo de tirar sua CNH. Os resultados de exames, aulas feitas, reprovas, tudo isso é anotado ali. A pauta tem uma validade de 12 meses, ou seja, um ano a partir da entrada do processo.

O que pode levar ao vencimento do prontuário?

O motivo que te leva a perder a pauta do DETRAN é simplesmente: não concluir todo o processo dentro dos dose meses. Se o candidato não concluir o processo de habilitação dentro desse período de 365 dias ele terá que começar tudo de novo.

São vários os motivos que levam o candidato a perde o prazo da pauta.

Muitas reprovas

Quando você reprova em algum dos exames, seja ele prático ou teórico é necessário esperar um período de 21 dias para refazer a prova. Ou seja, em um período de 10 meses você pode reprovar cerca de 10 vezes. Parece muito não?  Mas pode acontecer. Por isso é preciso sempre se concentrar nas provas para não deixar que o tempo passe demais.

Escolha de uma autoescola sem compromisso

Tirar sua carteira de motorista é um passo muito importante, por isso não a deixe nas mãos de qualquer um. Uma autoescola que marca aulas com grande espaço de tempo ou não se preocupa em marcar os exames nas datas mais próximas possíveis, pode te prejudicar pois isso pode acarretar em uma grande demora no seu processo. Escolha sempre com cuidado.

Infrações do próprio aluno

Sabe aquele momento que você ainda está tendo as aulas, mas já sabe dirigir? E Pensa em pegar o carro/moto de alguém para dar uma volta? Pois é! Isso pode levar a um grande problema. Quando você começa a ter aulas práticas, você recebe (geralmente fica guardado com os instrutores) uma Permissão para Dirigir Veículos de Aprendizagem. Ela é como uma carteira de motorista, mas apenas para os veículos de autoescola. O problema é que se você for pego dirigindo um veículo particular, esse documento será confiscado por 365 dias. Ou seja, você ficará 1 ano sem poder ter aulas práticas, obviamente passando do prazo final para finalização do processo.

Pauta do detran

 

Perdi a pauta do Detran. E agora?

Quando o prontuário vence só há uma coisa a se fazer: reiniciar o processo. Infelizmente não há outra maneira. Há como começar da onde parou, porém, o custo pode chegar ao mesmo de uma carteira completa.

O que pode ser reutilizado caso eu perca a pauta do Detran?

Os exames médico e psicotécnico podem ser usados ainda, se estiverem dentro do prazo de validade. Também podem ser reutilizadas as horas do exame teórico e prático, se também estiverem válidos. As aulas são válidas por até 2 anos, contanto a partir da data de emissão dos cursos

O problema se agrava se o exame médico estiver vencido, nessa situação não há muito o que fazer, é necessário reiniciar todo processo, desde a inscrição.

2 thoughts on “Pauta do Detran: Tudo que você precisa saber!

  1. Iniciei o processo em 22 de dezembro de 2015 .nesse período renovei a pauta em 1 ano e fiquei reprovada no exame de direcao, aí a auto escola me disse que teria apenas que pagar a taxa é reiniciar o processo , fazer a prova de legislação, depois novamente a prova de direcao.depois de eu pagar 120,00 da taxa de detran e taxa de 130,00 de texto legislação. Ela vem me entregar o papel do exame cancelado e diz que não posso fazer o exame. E eu perdi o dinheiro ou posso pedir devolução dessas taxas.

    Reply

Post Comment