IPVA

IPVA

Começo de ano é sempre a mesma coisa, está chegando o dia de pagar o IPVA. Porém você sabe realmente o que e pelo o que está pagando? O IPVA é um dos impostos que proprietários de veículos têm de pagar anualmente, mas muitos não sabem realmente para que serve esse imposto ou onde é investido o dinheiro arrecadado com o IPVA.

Saiba tudo sobre o Imposto sobre a propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

O imposto sobre a propriedade de veículos automotores

O IPVA é um imposto estadual cobrado de proprietários de veículo automotores, carros, motos, ônibus e caminhões, todos os anos. O imposto tem valor definido de acordo com o preço do veículo, ou seja, cada veículo terá um valor de IPVA.

Esse pode ser considerado o imposto mais conhecido, uma vez que todos os proprietários de veículo automotor devem pagá-lo.

Somente o governo estadual pode cobrar o IPVA, o Governo Federal não tem interferência nem na arrecadação nem na estipulação do preço do imposto. Metade do valor total arrecadado com o IPVA fica com o Governo Estadual e a outra metade é destinada ao local de registro do veículo. Além disso, cada Estado tem seus próprios critérios para definir a alíquota do IPVA.

Como é feita a cobrança do IPVA?

O IPVA é cobrado anualmente e pode ser pago em até três vezes. O valor do tributo varia de 1% a 6% do valor do veículo, e outras especificidades como, tipo de combustível, também são levados em consideração.

Por exemplo, em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, o IPVA corresponde a 4% do valor do carro. Então um carro que custa 30 mil reais terá IPVA no valor de 1.200 reais, equivalente a 4% do valor total de um veículo movido à gasolina, já modelos total flex o IPVA é de 3% o valor do veículo, em veículos movidos a etanol é de 2% e 1% para veículos a gás.

Como saber qual o valor do IPVA?

Para saber qual o valor do IPVA para o carro no ano vigente, basta o dono do veículo consultar a tabela FIPE e calcular a porcentagem de acordo com seu estado. Além disso, o valor exato do IPVA está disponível no site da Secretaria Estadual da Fazenda.

Como pagar o IPVA?

O IPVA pode ser pago a vista, com desconto, ou em até três parcelas, o boleto do imposto fica disponível no site da Secretaria Estadual da Fazenda. Outra forma de pagar o IPVA é indo até uma agência bancária com o número do Registro Nacional de Veículo Automotor (Renavam) e fazer o pagamento. Junto com o IPVA também é recolhido o seguro obrigatório, conhecido como DPVAT.

Caso o IPVA não seja pago será cobrado multa de 0,33% por dia de atraso, chegando ao máximo 20% do valor total do imposto. Ao não pagar o IPVA o proprietário deixa seu veículo ilegal, o que pode ocasionar até mesmo na apreensão do veículo pela polícia.

Isenção do IPVA

Estão isentos do IPVA veículos entidades beneficentes cadastradas, veículos de aluguel, automóveis de portadores de deficiência física, carros oficiais, máquinas agrícolas, táxis, veículos de valor histórico, carros de transporte escolar, veículos sinistrados com perda total, carros diplomáticos, objetos de sorteio, veículos adquiridos em leilões governamentais, carros concedidos em comodato e modelos fabricados há mais de 20 anos.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment