IPVA atrasado: Saiba o que pode acontecer se você não pagar o imposto!

IPVA atrasado: Saiba o que pode acontecer se você não pagar o imposto!

Início do ano é sempre a mesma coisa, contas, impostos, material escolar e mais um tanto de boleto que precisa ser pago. Muitas pessoas acabam não tendo dinheiro para tudo e escolhem pagar determinadas faturas em detrimentos de outras. E, normalmente, o que ocorre é o IPVA atrasado.

Se você passa ou já passou por esse problema, não se preocupe. Neste texto, você vai ter a oportunidade de entender quais os problemas causados pelo IPVA atrasado, o que isso pode de fato atrapalhar a sua vida. Confira nos tópicos a seguir!

O que acontece com IPVA atrasado?

O principal problema do IPVA atrasado tem a ver com o licenciamento do veículo.

Você não vai receber o documento referente ao ano e, caso pare em uma blitz, pode ser multado e o carro ficar trancado no pátio da polícia até você quitar as suas dívidas com o estado.

O carro apreendido vai custar muito mais caro do que o seu IPVA atrasado. Por isso, o melhor mesmo é pagar tudo certinho.

Além de ter que quitar a dívida, vai ter que pagar juros e a multa referente aos dias que o seu veículo ficou estacionado no pátio do Detran.

Outro problema é em relação ao seu nome na praça. O estado e o Detran podem colocar os seus dados no SPC, Serasa e outras empresas do tipo para que você não tenha direito a crédito no mercado nacional.

ipva atrasado

O que fazer?

O melhor a se fazer é pagar a sua dívida antes que qualquer um desses problemas aconteça. Vá até a sede do Detran, ou da Secretaria de Fazenda do seu estado e negocie a dívida, divida, ou pague no valor à vista.

O melhor é resolver esse problema logo para não ter outros piores depois.

Como pagar IPVA atrasado?

Para pagar o IPVA atrasado é bem simples. Você pode seguir a dica do tópico anterior e ir ao Detran ou à sede da Secretaria de Fazenda do seu estado na sua cidade, ou, então, entrar no site do Detran, imprimir a via de pagamento do IPVA atrasado e realizar esse pagamento em uma lotérica ou no banco.

Gera multa?

Imposto não pago no momento certo gera multa, além de juros que pode ser muito pior do que a própria multa.

Cada estado aplica de uma forma diferente essa multa, o ideal é você entra no site do Detran ou ir na sede dele na sua cidade para saber como funciona.

Em São Paulo, por exemplo, essa multa pode chegar a 18% do valor do IPVA. Isso sem contar os juros que são baseados na taxa Selic.

Apreende o veículo?

Sem o IPVA pago o seu veículo é proibido de rodar em todo o território nacional. Se a polícia pegar o seu carro rodando, ela vai apreender e você só tira ele de lá pagando o IPVA atrasado, os juros, a multa e ainda o estacionamento do Detran que é cobrado por dia.

Posso parcelar?

Cada estado funciona de uma forma, o ideal é você entrar no site ou visitar a sede para saber se no seu é possível parcelar.

Na maioria dos lugares isso é possível sim e pode te ajudar a pagar, apesar de o preço ficar um pouco maior do que o pagamento a vista.

ipva atrasado

Onde consulta o IPVA atrasado?

Para consultar a situação do seu IPVA basta entrar no site do Detran do seu estado, ir nas abas que tratam da situação do veículo, preencher com os números e dados pedidos e conferir se está tudo pago.

Se você não recebeu o seu documento do carro até o mês de maio, mais ou menos, pode desconfiar que há dívidas pendentes no Detran.

Essas dívidas podem ser do IPVA atrasado, da taxa de licenciamento, ou do seguro obrigatório.

Cada caso é um caso, mas, normalmente, é bem simples de quitar essa dívida. Você imprime o boleto pelo site, paga no banco, lotérica, ou aplicativo e em poucos dias o Detran já libera o documento do seu carro.

Se não quiser esperar chegar pelos Correios, é só ir à sede do Detran, com os comprovantes de pagamento e demais documentos que tudo é feito na hora.

Leia também o texto sobre IPVA 2018 Minas Gerais!

Se ainda tiver restado alguma dúvida sobre o IPVA atrasado, deixe o seu comentário aqui embaixo!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment