Extintor de carro

Extintor de carro

Muito tem se falado sobre os extintores de carro nos últimos meses, tudo por que desde janeiro de 2015 carros com extintores do tipo BC não podem mais utilizar esse equipamento. Desde então os extintores válidos são os do tipo ABC, e os condutores que circularem com veículos que não correspondam a nova regra podem ser multados em 127,69 reais e cinco pontos na carteira nacional de habilitação (CNH)

O extintor de carro é um equipamento de segurança obrigatório em automovéis, é a garantia de que em caso de acidentes, como pequenos incêndios, os ocupantes do carro poderão realizar os primeiros procedimentos.

Extintor de carro BC X ABC

Os carros fabricados até 2004 vinham equipados com extintores do tipo BC, desde 2005 o extintor de carro ABC já vem nos carros fabricados neste ano.

A diferença entre os extintores BC e os ABC é o pó químico presente neles, os extintores ABC têm maior utilidade, uma vez que podem combater principio de incêndios do tipo A, como os de bancos, tapetes e painéis do carro além dos princípios de incêndio do tipo B e C.

Já o extintor BC só poderia combater princípios de incêndios das categorias B e C, onde B são combustíveis líquidos como óleo, gasolina e álcool, e C materiais elétricos energizados como a bateria do carro e a fiação elétrica.

Outra diferença entre os extintores é a validade, enquanto os do tipo BC valiam por três anos e podiam ser recarregados uma única vez, após serem recarregados tinham mais um ano de validade. Já extintores do tipo ABC têm a validade de cinco anos e não podem ser recarregados, mesmo assim sua vida útil é maior do que os antigos extintores de carros.

Cuidados com o extintor de carro

Algumas cuidados e observações devem ser levados em consideração para que os extintores sempre estejam em bom estado de utilização.

Ao comprar um extintor de carro o dono do veículo deve ficar atento ao quadro de instruções disponibilizadas quando o extintor passa por manutenção. No quadro deve constar algumas informações como O tipo de agente extintor: Água pressurizada, Pó químico BC ou ABC, Dióxido de Carbono (CO2) ou Espuma Mecânica e o volume do extintor: : em litros ou quilograma, conforme o caso.

Instruções de operação

Também deve-se levar em consideração se o extintor possui o anel de identificação da manutenção, lacre da empresa responsável pelo procedimento e o selo do Inmetro.

Antes da manutenção do extintor de carro o proprietário deve anotar o número do cilindro e/ou do recipiente e verificar se a empresa que realizará a manutenção está registrada no Inmetro, pois assim ele evita de possíveis problemas futuros causados pela manutenção incorreta.

O dono do carro deve verificar periodicamente se o extintor de carro está pressurizado, caso não esteja a carga dentro do extintor pode não sair quando for preciso. Se o ponteiro do extintor do carro estiver no verde, significa que ele está pressurizado, caso o ponteiro esteja no vermelho, ele está despressurizado e deve ser trocado por um novo.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment