E-crv: O que é? O que mudou? Como funciona?

E-crv: O que é? O que mudou? Como funciona?

Em tempos digitais, criar formas de limitar a ida aos órgãos públicos é uma das principais formas de melhorar o atendimento desses lugares, diminuindo a lentidão e, principalmente, as idas de forma inútil até o local. E entre as opções de locais com mais reclamação do atendimento presencial, o Detran é, provavelmente o campeão de reclamações. Diariamente, milhares de pessoas passam pelas instalações do Detran em todo o Brasil. E apesar de ter uma estrutura que melhorou muito nos últimos anos, ainda existem formas de mudar o atendimento, garantindo a satisfação de quem precisar utilizar os serviços da empresa.

Nesse contexto, o uso da internet veio para ajudar. Em muitas cidades, já é possível conseguir uma série de serviços diretamente em casa, sem precisar necessariamente ir até o Detran e se sujeitar às filas enormes e diárias. E nesse contexto, de atendimento on-line e fácil esclarecimento de dúvidas através da internet, é que nos deparamos com o E-CRV.

O bom e velho CRV com uma cara nova

E-CRV é o Certificado de Registro do Veículo on-line, ou seja, aquele que fica registrado no Detran e que pode ser localizado e verificado a partir de qualquer acesso digital. Qual a vantagem disso? É que você pode consultar, a qualquer momento, em qualquer lugar com internet, as características do seu veículo, ou mesmo de algum outro, tendo certeza se ele está ou não em conformidade com as leis de trânsito.

É claro que a existência do E-CRV não elimina a necessidade de se utilizar o documento original enquanto estiver dirigindo ou pilotando, já que não carregar os documentos do veículo é crime passível de multa e, dependendo da situação, até apreensão do veículo. Porém, a praticidade de poder consultar todas as características de um veículo sem grandes dificuldades e diretamente pela internet é surpreendente, além de criar maior praticidade para quem depende dessas informações no dia a dia.

Esclarecendo dúvidas sobre o e-CRV

Ou Certificado Eletrônico de Registro do Veículo, ou E-CRV, não deve ser confundido com o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo, ou CRLV. Este segundo, muda todo ano, pois precisa ser pago de acordo com os valores impostos pelas características do veículo e o seu preço segundo a tabela FIPE. Ou seja, o CRLV é aquilo que pagamos junto com o IPVA e DPVAT anualmente.

Já o CRV, é um documento emitido no momento em que o carro é emplacado pela primeira vez. Nele, todas as características do veículo devem ser mencionadas, tais como sua cor, seu ano, o combustível utilizado e assim por diante. Esse documento só pode mudar em caso de o carro receber alguma alteração original. Essa alteração pode ser na cor, nas molas ou em outras situações em que o veículo é tunado.

Dessa forma, se a sua intenção é modificar uma característica original do seu veículo, é o CRV que será alterado. E para confirmar sua conformidade com a lei, poderá utilizar o E-CRV de qualquer lugar em que esteja.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Post Comment