Direção defensiva: O que é?

Direção defensiva: O que é?

Diariamente, milhões de pessoas enfrentam o trânsito com carro, ônibus, motos, bicicletas e a pé. Os engarrafamentos estão cada vez maiores e o transporte público pior a cada dia. Isso causa muito estresse nos motoristas. Ficar nervoso e perder a paciência no trânsito pode ter graves consequências pois esses fatores reduzem a atenção do motorista.

Para evitar esses danos, desde 2004, o curso de Direção Defensiva tornou-se obrigatório para todos os futuros condutores, tanto para aqueles que pretendem obter a primeira CNH quanto para aqueles que estão renovando.

A direção defensiva ou direção segura é a postura assumida pelo motorista ao dirigir com a finalidade de evitar acidentes de trânsito, ficando atento aos próprios atos, as ações incorretas dos outros e as condições adversas de luz, tempo, estrada, trânsito e pedestres, ciclistas e motociclistas.

O motorista defensivo dirige com eficiência, educação e segurança. Ele procura reconhecer os perigos e preveni-los. Não trata somente de obedecer às leis de trânsito, é preciso adotar uma postura consciente, pacífica e civilizada diariamente.

Os principais elementos da Direção Defensiva são:

Conhecimento

O conhecimento é fundamental. O motorista precisa conhecer as leis e os regulamentos de trânsito; as condições do veículo e do trajeto; os direitos de preferência; os procedimentos seguros para ultrapassagem e as prevenções para todas as situações de acidente.

Atenção

Estar atento no trânsito é a principal atitude que um motorista com direção defensiva precisa ter, pois apenas frações de segundos podem evitar um acidente. O motorista precisa estar atento ao próprio veículo (retrovisores, equipamentos de segurança, calibragem de pneus), aos pedestres, ciclistas, animais, sinalização, outros motoristas, condições da pista, motociclistas, tempo, entre outros fatores.

Estudos mostram que quatro segundos de desatenção equivalem a quase 90 metros de distância percorrida por um automóvel a 80km/h, antes do motorista iniciar a ação de frear.

Previsão

O motorista deve antever as possíveis situações de perigo e qualquer eventualidade para não ser pego de surpresa, desde um pneu furado, revisão no carro antes de uma viagem, um animal atravessando a pista, crianças jogando bola na rua até um pedestre atravessando em local inadequado. O motorista com direção defensiva precisa fazer previsão mediatas (ao longo prazo) e imediatas (a curto prazo).

Habilidade

Ter habilidade na condução de veículos automotores não é sinônimo de percorrer as vias em alta velocidade. Ter habilidade na condução significa a destreza que o motorista precisa ter para dirigir o seu veículo de forma correta, sem oferecer perigo a ele próprio e aos demais condutores. A prática na direção aumenta a habilidade do motorista e com a direção defensiva o motorista usa sempre do bom senso e fica mais atento as variáveis ao realizar suas manobras.

Decisão

A decisão é um dos elementos mais importantes na direção defensiva. Tomar a decisão acertada com bom senso e rapidez é preciso que o motorista esteja bem tanto físico como psicologicamente. Não é recomendável conduzir nervoso ou cansaço pois isso vai interferir e influenciar numa tomada de decisão. Dirija com segurança, objetividade e sem dúvida. Muitos acidentes ocorrem por causa de uma indecisão.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment