Dicas para se dar bem na prova do Detran

Dicas para se dar bem na prova do Detran

O processo de tirar a habilitação demanda muitas horas de aulas práticas e curso teórico e é muito cansativo e estressante. Mas o que mais preocupa todos os candidatos é a prova teórica. Os CFC (Centros de Formação de Condutores) aplicam, após 45 horas de aulas o teste composto de 30 ou 40 questões de múltipla escolha, dependendo do estado.

Cada questão equivale 1 ponto e o candidato será aprovado somente se acertar 70% dessas questões que abrangem os seguintes assuntos: legislação de Trânsito; placas de trânsito; noções de mecânica básica; normas de circulação e conduta; infrações de trânsito; direção defensiva; primeiros socorros e meio ambiente e cidadania.

Vamos listar algumas dicas importantes que quem deseja ser aprovado na prova do Detran:

  • Gaste seu tempo com os principais assuntos descritos acima. Esse é conteúdo que está presente em todas as provas do Detran.
  • Estude além da apostila, do código brasileiro de trânsito. Se dedique aos simulados (provas desenvolvidas com base nas questões que geralmente caem na prova oficial). Na internet, há vários tipos de simulados gratuitos, inclusive aplicativos para smartphones e tablets.
  • Na hora da prova, tente manter a calma. Leia, releia, e leia novamente cada questão antes de escolher a alternativa. Não tenha pressa. Não é um teste e velocidade e sim de conhecimento.
  • Tenha em mente o nível de acerto mínimo para ser aprovado na prova do Detran que é de 70%. Nos estados que são 30 questões, o candidato só poderá errar 9. Já nas provas de 40 questões, o futuro motorista poderá errar até 12. É importante estudar e planejar para acertar pelo 80% da prova para ter uma margem.
  • Fique atento as perguntas muito fáceis e óbvias demais. As provas do Detran são recheadas de pegadinhas. Portanto, releia sempre cada pergunta e a resposta selecionada para que não haja erro.
  • Controle o tempo. São 40 minutos de provas, portanto não há necessidade de correr para entregar em primeiro lugar. Faça a prova de forma tranquila, mas controle o tempo para responder todas as questões dentro do tempo estipulado.
  • Para administrar melhor o tempo e responder todas as questões, responda primeiro as questões que você tem mais facilidade ou certeza. As questões mais difíceis ou as que você tenha mais dúvida deixe por último.
  • Tente relaxar o máximo possível. Na noite anterior, durma cedo, faça uma refeição leve, não tome bebidas alcóolicas. No dia da prova, chegue antes do horário, escute uma música. Não tente estudar nos últimos minutos, você não vai conseguir memorizar nada.
  • Esteja seguro e confiante para fazer a prova, para isso se prepare, frequente as aulas, absorva o conteúdo, faça simulados.

A prova teórica também dever ser feita para renova a habilitação. Em caso de reprovação, o candidato poderá refazer o teste após 15 dias, mediante pagamento. Nesse meio tempo, aproveite para estudar mais, aprender os assuntos que você tenha mais dificuldade e refaça simulados inclusive estimulando o tempo da prova.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment