Consulta de multas

Consulta de multas

Muitas pessoas ainda ficam sabendo de que foram multados quando recebem a correspondência, com a notificação, em casa. Porém existem maneiras mais práticas, rápidas e fáceis de saber se seu carro está inadimplente, ou se a multa que foi paga já saiu do sistema. Tudo isso pode ser feito via internet, a consulta é realizada por estado, então saiba agora como consultar multas de acordo com a sua região.

Detran

O Departamento Estadual de Trânsito ( Detran) é  parte do Órgão Executivo do Sistema Nacional de Trânsito em casa Estado do Brasil, ele está diretamente subordinado à Polícia Cívil (PC). O Departamento de Tânsito tem o objetivo de planejar, coordenar, supervisionar e executar atividades de trânsito, como a aplicação de multas em veículos infratores.

O Detran por ser um departamento estadual só pode executar ações no estado ao qual ele pertence, quando um veículo é multado fora de seu estado de registro, cabe ao Detran local informar ao Detran responsável sobre a infração, e então será aplicado multas e/ou infrações.

Além do Detran existe também o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que tem autoridade de atuar nacionalmente na aplicação dos objetivos do Detran.

Consultando Multas – Passo a passo

A consulta de multas e autuações de veículos é feita facilmente pela internet, basta acessar o site do Detran do Estado onde o carro está registrado e seguir os seguintes passos:

  • Na página inicial do Detran clique em “consultar situação de veículo”. Em alguns sites do Detran essa opção está na página inicial, em outros está na “aba” “veículos”.

  • Na página seguinte será solicitado o preenchimento dos campos: “Placa”, “Chassi”  e o preenchimento dos caracteres de verificação de pessoa.

  • Após o preenchimento de todos os campos do item anterior será aberta uma nova página com todos os dados sobre o veículo, se ele tem multas, autuações, infrações e outras informações como se os documentos estão em dia, etc.

É possível imprimir as multas, caso elas existam. Para isso basta clicar em “mais informações” e depois “imprimir”.

Por atuar isoladamente em cada Estado o passo a passo de consulta de multas pode ser alterado, uma vez que cada Detran tem autonomia de seu site. No estado de São Paulo, por exemplo, antes de seguir o passo a passo acima é necessário realizar um rápido cadastro na primeira vez que utilizar o serviço.

Confira abaixo o link para o site dos Detrans de cada Estado brasileiro:

Denatran – Departamento Nacional de Trânsito

Detran – Acre

Detran – Alagoas

Detran – Amapá

Detran – Amazonas

Detran – Bahia

Detran – Ceará

Detran – Distrito Federal

Detran – Espírito Santo

Detran – Goiás

Detran – Maranhão

Detran – Mato Grosso

Detran – Mato Grosso do Sul

Detran – Minas Gerais

Detran – Pará

Detran – Paraíba

Detran – Paraná

Detran – Pernambuco

Detran – Piauí

Detran – Rio de Janeiro

Detran – Rio Grande do Norte

Detran – Rio Grande do Sul

Detran – Rondônia

Detran – Roraima

Detran – Santa Catarina

Detran – Sergipe

Detran – São Paulo

Detran – Tocantins

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment