Saiba como tirar a sua CNH social

Saiba como tirar a sua CNH social

Muitas pessoas quando chegam aos 18 anos desejam tirar a sua primeira Carteira de Habilitação, mas não tem dinheiro suficiente para pagar por isso. Para tirar a sua CNH você precisa realizar pagamentos à vista na hora de marcar as aulas teóricas, práticas e os exames. Somando todas as etapas da primeira CNH você gasta quase R$2 mil reais.

Pensando naquelas pessoas de baixa renda que não tem condições de pagar pela sua CNH, o governo criou o programa CNH Social. É um projeto instituído pelo governo de diversos estados brasileiros que leva o nome de Projeto Social de Formação, Qualificação e Habilitação Profissional de Condutores de Veículos Automotores. O principal objetivo desse programa é possibilitar às pessoas de baixa renda o acesso à carteira nacional de habilitação. O programa também abrange aquelas pessoas que já tem sua CNH, mas querem atualizar para outra categoria.

Requisitos CNH Social 2016

Não é todo mundo que pode se inscrever no programa CNH Social, por isso, antes de realizar a sua inscrição, verifique se você está dentro dos requisitos do programa. O projeto faz algumas exigências, como: estar desempregado há mais de 1 ano; candidatos que nunca tiveram nenhuma experiência profissional também podem, desde que não tenham carteira de trabalho expedida a pelo menos um ano; beneficiário do Bolsa Família; alunos matriculados na rede pública de ensino com bom desempenho escolar; empregados que recebam até 2 salários mínimos; ex-presidiários e pequeno agricultor que receba receita bruta de até 2 salários mínimos.

Através do programa você tem direito a tirar a habilitação para diversas categorias, como A de motos, B de carros, D de vans, micro-ônibus e ônibus e E para caminhões e carretas. Caso você já tenha alguma categoria e queira adicionar outra, também é possível.

Além dos requisitos citados acima, o condutor deve saber ler e escrever, possuir CPF e RG e ser penalmente responsável por seus atos.

Como se inscrever na CNH Social 2016

Antes de tudo você precisa se informar se o DETRAN do seu município abriu ou abrirá inscrição para o programa CNH Social. Você pode saber isso através do site do seu estado ou indo à unidade mais próxima de você. Em todos os casos, o próprio site do Detran disponibiliza um link para que os condutores realizem a inscrição para a CNH Social. No link você pode realizar a sua inscrição fornecendo todos os dados pedintes e depois verificar o resultado.

O projeto CNH Social é uma ótima oportunidade para aquelas pessoas que precisam ou querem tirar sua CNH, mas não tem condições para pagá-la.

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment