CNH digital: Todas as informações que você precisa saber sobre essa novidade!

CNH digital: Todas as informações que você precisa saber sobre essa novidade!

O Brasil já se prepara para implementar a nova Carteira Nacional de Habilitação digital, a CNH digital. Esse novo formato de documento vai permitir que você não tenha que andar com o documento físico na carteira, podendo apresenta lo, quando solicitado, através do seu smartphone.

Quer saber mais informações sobre CNH digital? Então esse post é pra você! Vamos conferir?

Como vai funcionar a nova CNH digital?

A CNH digital, será uma carteira de habilitação que ficará armazenada no celular do usuário.

Em termos de conforto do usuário, a nova CNH digital vai propiciar maior praticidade e mobilidade na hora de utilizar o documento.

O aplicativo que fará o controle da CNH digital vai estar disponível nas lojas do Google, através da playstore e da Apple com a Applestore, após a instalação do aplicativo, o usuário terá várias opções de certificação digital da CNH e deverá escolher a que melhor lhe atende.cnh digital

A nova CNH digital Vai substituir a carteira de papel?

A princípio a nova CNH digital não substituirá a carteira de papel definitivamente, apesar de exercer esse papel em diversas situações, o motorista deverá possuir a carteira de papel para poder validar a digital.

No momento em que for realizar o cadastro da carteira no aplicativo da CNH digital, será solicitado ao motorista que valide sua carteira de papel através de um código QR impresso nela.

Caso sua carteira seja mais antiga e não possua o código QR, você terá que substituir a mesma por uma atualizada que possua o código.

Onde já está valendo a CNH digital?

A princípio, a partir do dia 30 de setembro, os condutores goianos já podem começar a usar a versão teste da CNH digital. Ela será disponibilizada aos condutores dessa localidade como forma de testar o documento que deverá ser utilizado em todo território nacional.

Segundo o presidente do DETRAN de Goiás, por ser o único estado em que preencheu todos os requisitos básicos para implementação da nova CNH, ele foi escolhido para ser o pioneiro na implementação do novo modelo de documento.

Já para o restante do país o prazo para que a nova CNH digital esteja disponível é de até o mês de fevereiro de 2018, porém, segundo o coordenador de educação do Trânsito do Denatran – Departamento Nacional de Trânsito, Francisco Garonce, essa implementação deverá acontecer ainda antes, até o final do ano.

Serão cobradas taxas para emissão da CNH digital?

Provavelmente será realizada a cobrança de taxas para certificação da nova CNH digital, porém isso ficará a cargo de cada estado decidir.

Não há informações precisas se a carteira será cobrada ou quanto será cobrado nos respectivos estados brasileiros.

Em Goiás, estado que está sendo usado para testes da nova CNH digital, foi determinado que será cobrada uma taxa de R$ 10,00 pela versão digital da carteira para quem já possui o modelo impresso com QR code. Caso contrário a taxa pelo novo modelo de papel é de R$ 133,25.

A emissão da nova CNH digital será obrigatória?

Não, a emissão será uma outra opção a carteira impressa, que trará maior comodidade no uso documento pois você poderá acessa lo de onde estiver, bastando ter uma conexão com a internet.

A princípio o documento impresso continua possuindo mesmo valor legal.

Vou precisar ter conexão com a internet para acessar minha carteira?

Apenas no primeiro acesso, quando for realizado o cadastro da sua certificação digital, o programa baixará automaticamente uma versão offline do documento.

Pontos contra a nova CNH digital.

Segundo apontado por alguns sites de tecnologia, a princípio a recomendação é a de que não se faça a transferência imediata ao novo modelo digital. Foram elencados alguns pontos que demonstram o motivo pelo qual a emissão desse documento hoje pode ser uma roubada.

  • O aplicativo não está avaliado na loja oficial do Google, a Playstore.
  • O site da Serpro, não é recomendado pela maioria dos navegadores por não cumprir com certificações de segurança.
  • Não terá muita serventia, uma vez que o modelo é experimental e a transferência para o formato digital a principio não terá valor legal. Servindo apenas pra testes.
  • São dados que devem estar seguros, os dados do usuário que serão guardados no aplicativo são dados pessoais que poderiam ser usados para diversos tipos de fraude e confiar em um sistema tão vulnerável quanto os de celular, é um risco.

Lembre se, esses pontos contra são a princípio que o sistema ainda não foi bem estruturando, porém no futuro a nova CNH digital será de grande valia pra quem presa pela praticidade e mobilidade.

Gostou das informações? Qual sua opinião sobre o assunto? Deixe seu comentário!

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment