Vapor de gasolina: O que é? Como funciona? É seguro? Descubra aqui!

Vapor de gasolina: O que é? Como funciona? É seguro? Descubra aqui!

De tempos em tempos sempre aparecem pessoas e ideias que surgem como inovadoras e que podem mudar a vida das pessoas para melhor. Boa parte dessas ideias é realmente verdadeira, causam mudanças e tornam a vida mais fácil. Porém, existem também falácias e mentiras de métodos que, na verdade, não funcionam. No meio dessa discussão está o vapor de gasolina, cada vez mais famoso, mais vendido, mas será que funciona mesmo?

Nos próximos tópicos você vai entender como funciona o tal vapor de gasolina e aprender se os kits vendidos realmente cumprem com o que prometem. Confira!

O que é o vapor de gasolina? Como funciona?

Já existe em vários carros vendidos em todo o mundo, inclusive no Brasil, sistemas semelhantes ao do vapor de gasolina que melhoram sim a economia de combustível nesses veículos.

O funcionamento do sistema é complexo, mas a explicação é simples. É feita uma transformação no reservatório do carro que confunde a máquina e ela consegue produzir combustão com base em uma reação de vários gases, incluindo o vapor de gasolina. Essa combustão vai fazer o carro funcionar e gastar muito menos combustível do que um automóvel sem esse novo sistema.

Há vários estudos a respeito do tema, feito, inclusive, pelas próprias fábricas, para tornar eficiente e seguro o uso do vapor de gasolina. Porém, não há resultados que comprovem que esse sistema é realmente válido.

O que se pode falar é que ele realmente funciona. O problema está em comprar kits na internet, instalar incorretamente e sem saber quais problemas ele pode trazer ao carro. São equipamentos que não foram criados para ser utilizados nos modelos de automóveis que existem no país, com isso, pode ser que cause problemas na combustão e até mesmo no motor.

Há vários relatos de pessoas que passaram por esses problemas. Por conta do sonho de ter um carro mais econômico acabou ficando sem carro ou gastando muito mais dinheiro para poder recuperá-lo.

Vapor de gasolina direto no tanque?

Para funcionar de fato, é preciso que a técnica do vapor de gasolina seja feita em todo o sistema de combustão do carro. Não basta colocar um equipamento que mude isso direto no tanque, sem precisar mexer em demais partes mecânicas do veículo.

O vapor de gasolina para funcionar tem que instalar mangueiras, mudar o sistema do reservatório, a injeção eletrônica e outras partes importantes do carro. Por isso, é muito perigoso. Não existem estudos conclusivos sobre esse método. É jogar na loteria, sem garantia alguma de que essa economia vai funcionar, ou que não vai prejudicar o seu veículo.

Por isso, o melhor a se fazer é aguardar para que os resultados dos estudos sejam certeiros e completos e as próprias fábricas passem a utilizar esse método para melhorar a vida do motorista.

vapor de gasolina

Passo a passo

Para quem não entende muito de carro, o passo a passo é complicado. Isso porque é necessário interferir em várias peças do carro para que o sistema funciona. Porém, se você entende sobre o assunto, a explicação fica um pouco mais simples. Veja abaixo, de forma reduzida, o passo a passo para instalar o famoso vapor de gasolina:

  1. Instalar um reservatório com dois suspiros que façam com que o ar entre e se mantenha uma quantidade pequena de gasolina lá dentro, cerca de meio litro;
  1. Colocar uma mangueira que ligue o novo reservatório ao da gasolina. Outra mangueira será necessária para conectar a parte superior do novo reservatório e captar o vapor de gasolina. Essa última mangueira não pode, de forma alguma, estar em contato com o combustível. Ela é ligada à entrada de ar do veículo;
  1. Ligar o vapor de gasolina à injeção eletrônica na parte de entrada de gases;
  1. Criar o método de liga/desliga para que o novo reservatório seja ativado e o vapor de gasolina utilizado, quando o motorista quiser;
  1. Em alguns casos é preciso esquentar o motor por alguns minutos para que o sistema de vapor de gasolina passe a funcionar. Nesse caso podem ocorrer barulhos e muita fumaça. Não faça em local fechado.

É importante falar que nós não recomendamos que esse tipo de alteração seja feito por amadores. O ideal é contar com apoio de um profissional especializado.

Dá para aplicar me moto?

O sistema da moto é bem parecido com o do carro. A diferença é que é um pouco mais simples de fazer essas mudanças. No mais, a dica é não arriscar para não perder a sua moto ou o seu veículo.

Veja também um vídeo sobre o assunto:

Caso ainda tenha restado alguma dúvida sobre o vapor de gasolina, deixe o seu comentário aqui embaixo!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

One thought on “Vapor de gasolina: O que é? Como funciona? É seguro? Descubra aqui!

  1. Gasolina a vapor pode afetar o motor meu carro? eu tenho uma vectra 97 2.0 16v quantos litro vai fazer ?eu fazendo isso com o meu carro quanto q eu vou gastar?

    Reply

Post Comment