Qual a hora certa de trocar os pneus?

Qual a hora certa de trocar os pneus?

Grande parte dos produtos possuem um prazo de validade, com o pneu do seu carro não poderia ser diferente. O ponto negativo nessa história é que são poucas as pessoas que sabem a hora exata de realizar a troca dos mesmos.

Normalmente, a pessoa só se preocupa em trocar o pneu quando o mesmo está ficando “careca” ou então quando apresenta furos. No entanto é importante ressaltar que o prazo de validade é de 5 anos a partir da fabricação, o que significa que após esse período, mesmo que o pneu do seu carro esteja “novinho”, saiba que chegou a hora de substituí-lo.

Para verificar a data de fabricação do seu pneu, basta olhar as informações impressas nele próprio. Perto da sigla DOT (Department of Transportation), há um número de 4 algarismos, ele informa a semana e o ano em que o pneu foi fabricado.

Por exemplo, se o número for 1813, significa que esse pneu foi fabricado na 18ª semana de 2013. Com essa informação, você estará ciente de que validade dele vai até a 18ª semana de 2018.

No entanto, não adianta se guiar apenas pela validade do seu pneu, há a necessidade de manutenção preventivas e de um acompanhamento da vida útil do mesmo. A cada 10 mil quilômetros é recomendado alinhar e balancear o carro, além de ser feito um rodízio dos pneus.

Esse rodízio de pneus é muito comum em carros que não possuem tração 4×4, pois essa diferença de força entre os eixos acaba por desgastar mais o pneu. Por isso, essa mudança lhe permitirá um uso simétrico dos pares traseiros e dianteiros.

A hora de trocar os pneus

Como foi dito, o prazo de validade é o limite da vida útil de um pneu, no entanto normalmente a troca é realizada antes dos 5 anos, pois o desgaste é normal, ainda mais se o proprietário do veículo é uma pessoa que utiliza bastante o carro.

Para saber o momento exato de realizar a troca dos seus pneus, segue abaixo algumas dicas importantes.

A maioria dos pneus conta com os TWI (Tread Wear Indicators ou Indicadores de Desgaste), que sinalizam quando os pneus estão com menos de 1,6 mm. Se os sulcos estiverem menores do que os TWI’s, saiba que chegou a hora de realizar a troca.

Se o seu pneu não possui o sistema TWI, uma boa dica é utilizar um palito de fósforo deitado dentro dos sulcos. Se a cabeça do mesmo não for completamente coberta, troque o seu pneu com urgência, pois o seu estado está bem comprometido.

Pneus novos

Se o orçamento permitir, troque os 4 pneus de uma só vez, pois isso garante com que os mesmos sejam desgastados de maneira uniforme. Isso lhe dará mais segurança e lhe dará a noção exata da próxima troca, caso não aconteça nenhum imprevisto como furos, rasgos, entre outros.

Lembre-se também do step, muitas pessoas na hora de trocar os pneus, escolhem aquele que está mais conservado e o deixa como o reserva. Pois de nada adianta ter um jogo novinho de pneus e o sobressalente estar totalmente deteriorado e fora do prazo de validade.

Com essas dicas, você saberá a hora certa de trocar os pneus do seu carro, garantindo assim segurança aos ocupantes do veículo e uma boa saúde ao conjunto mecânico do seu automóvel, visto que a direção é parte fundamental para o funcionamento do mesmo.

Este artigo foi escrito em parceria pelo site http://quatroportas.com.br/, se você gostou comenta ai embaixo.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

2 thoughts on “Qual a hora certa de trocar os pneus?

Post Comment