Motor Boxer: Vantagens e desvantagens

Motor Boxer: Vantagens e desvantagens

Existem alguns tipos de motor de carro. Entre eles estar o motor Boxer, muito comum nos veículos. É interessante conhecermos bem o motor dos nosso carros, seu funcionamento e as suas vantagens e desvantagens. No post de hoje vamos falar do motor Boxer, suas características, vantagens e desvantagens. Quer saber mais? Leia o post até o final!

Características

O motor boxer é um sistema de combustão interna por meio de posicionamento de pistões que trabalham em paralelo uns aos outros, rente ao solo, para fazer o motor funcionar. É famoso por ser utilizado pelas montadoras de dois dos carros mais cobiçados, o Porsche e o Subaru. O motor boxer se diferencia de um veículo para outro pela quantidade de cilindros sobrepostos.

Há veículos bem mais baratos que também veem de fábrica equipados com motores boxers, como o Fusca, da Volkswagem; ou o mesmo o Gol, até 1986, utilizou-se de motor boxer com quatro cilindros pela configuração flat four. Outras montadoras como Citroen, Gurgel, Alfa Romeo, Tara já utilizaram o motor boxer em algum momento ou continuam utilizando.

O motor boxer é menor do que os motores em V. Isso permite que o nível vibracional do veículo seja menor, tornando os carros mais silenciosos. Mas este modelo de motor também apresenta desvantagens. Internamente, a configuração do motor boxer é a mesma dos motores em V. Mas ao invés de assumir ângulos de 60 ou 90 graus (como nos motores em V), o motor boxer adquire angulação de 180 graus porque os cilindros ficam deitados e são separados uns dos outros justamente por ângulos de 180 graus.

Como funciona o motor boxer

O funcionamento do motor boxer é feito com cilindros contrapostos, em ângulos de 180 graus; e paralelamente ao solo, na horizontal, também conhecida por forma flat four. Neste modelo, os pistões são colocados uns ao lado dos outros, de forma a deixar os virabrequins mais livres para trabalharem de maneira distinta e independente. Isso proporciona mais estabilidade aos veículos.

Motor Boxer

Nos motores em boxers, as bielas são acopladas diretamente em seus próprios colos, trabalhando e realizando a combustão. Este tipo de montagem é o mesmo tipo de disposição dos motores de aviões e helicópteros; em que os cilindros são dispostos de maneira horizontal e longitudina. Já o nome Boxer faz alusão aos movimentos do boxeador, desportista que luta profissionalmente golpeando o adversário, porque a forma como os cilindros se movem dentro deste tipo de motor parece os punhos de um boxeador se movimentando.

Vantagens do motor boxer

Esta maneira de montar os cilindros possibilita que o centro de gravidade do carro se torne mais baixo, tornando o veículo mais estável. Em carros como o Porsche, em que é motor traseiro, montá-lo neste sistema de boxer auxilia para diminuir a massa atrás do eixo traseiro, o que favorece o equilíbrio do veículo pois diminui a diferença entre o peso dianteiro e o peso da traseira.

Outra vantagem que os cilindros dispostos de maneira oposta uns aos outros (como no motor boxer) trazem é o auxílio na redução do nível vibracional do veículo, diminui o barulho do ronco do motor do carro, e favorece maior conforto aos usuários.

Desde 1966, quando foi lançado o primeiro modelo, a montadora japonesa Subaru ainda mantêm o motor boxer. E uma das explicações para isso é a fabricação de carros com estilo esportivos, em que os motores ficam mais baixos; e justamente por isso este tipo de veículo precisa de maior estabilidade que o motor boxer consegue proporcionar. Este tipo de motor proporcionou à Subaru tornar-se uma marca ícone para os rallys, como a longa e dura prova mundial, o Rally Paris Dakar.

Motor Boxer

Desvantagens do motor boxer

A principal desvantagem o motor boxer é o custo para as montadoras e o alto consumo de combustível que os carros agregam com este tipo de motor. A disposição de cilindros opostos também acarreta maior complexidade mecânica ao motor do que em motores tradicionais, com disposição em V e 4 cilindros. Nos motores boxers, há a necessidade de cabeçotes extras e peças específicas. Portanto, a maioria das montadoras praticamente abandonaram este tipo de motor, apesar de as vantagens para o equilíbrio do carro, para a estabilidade, e durabilidade serem incomparáveis.

Quer saber sobre outros tipos de motores? Veja também: Tipos de motores de carro: Em linha, em V, em W e Boxers

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment