IPVA 2018 Rio de Janeiro: Todas as informações sobre o imposto aqui!

IPVA 2018 Rio de Janeiro: Todas as informações sobre o imposto aqui!

Este artigo é especial sobre o IPVA 2018 Rio de janeiro, um imposto que gera muitas dúvidas nos cidadãos todos os anos. Descubra aqui o que é o IPVA, para que ele serve, como efetuar o seu pagamento, em quais bancos são aceitos, como consultar o valor do seu, como você pode ganhar desconto no pagamento, e o que acontece se você deixar de pagar. Saiba tudo isso e muito mais sobre o IPVA 2018 Rio de Janeiro no texto a seguir e tire todas as suas dúvidas.

O que é o IPVA?

Muitas pessoas efetuam o pagamento dessa taxa todos os anos, mas não sabem exatamente o seu significado e para que serve. O IPVA é um imposto pago ao estado para que você tenha uma licença para ter um veículo automotor. Esse veículo pode ser:

  • moto
  • carro
  • caminhonete
  • caminhoneta
  • caminhão
  • ônibus
  • micro-ônibus
  • lancha
  • jet-ski
  • embarcações com motor
  • aviões e jatos

Todos esses meios de transportes que são movidos por motores devem pagar o IPVA ao governo do estado.

A sigla IPVA significa Imposto de Propriedade de Veículos Automotores. Essa taxa serve para você ter o direito de possuir o veículo e desfrutar dele nas vias de trânsito no Brasil. Esse imposto é valorado e cobrado pela Secretaria da Fazenda do Rio de Janeiro. Cada estado do Brasil possui sua Secretaria da Fazenda que é responsável por esse imposto.

Cada carro com seu modelo e ano receberá um valor diferente cobrado através do IPVA. Cada estado possui uma porcentagem diferente em cima da tabela FIPE dos valores dos veículos. Por isso acontece de um carro do mesmo modelo, tipo e ano, ter valores diferenciados em cada estado. A porcentagem varia de 1% a 6% do valor total do carro em forma de IPVA.

IPVA 2018 Rio de Janeiro

Para que serve o IPVA?

O IPVA é como se fosse uma identidade com autorização do carro para que ele circule livremente nas vias de trânsito. O dinheiro pago do IPVA se destina ao governo. 50% dele vai para a Secretaria da Fazenda do Rio de Janeiro, a outra metade é destinada ao governo para fazer obras e manutenção de ruas, estradas e vias públicas.

Como consultar o valor do meu IPVA 2018 Rio de Janeiro?

Quem quer se programar com antecedência para fazer o pagamento do IPVA poderá consultar previamente a tabela com os valores.

A consulta é feita por você mesmo na internet de uma forma fácil e simples através do site do DETRAN do Rio de Janeiro. Nós vamos te ensinar o passo a passo para você consultar o valor do seu IPVA 2018 Rio de Janeiro:

  • Acesse o site do Bradesco bradesco.com.br;
  • Preencha com o número do RENAVAM;
  • Digite o código de segurança;
  • Por fim, clique em “Continuar”.

Você receberá na sua tela o valor do seu IPVA 2018 Rio de Janeiro, é só aguardar chegar o boleto no seu endereço residencial e efetuar o pagamento.

Como pagar?

O pagamento do IPVA 2018 Rio de Janeiro poderá ser efetuado em qualquer agência bancária, assim como o Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Banco Santander, Casas Lotéricas e caixas eletrônicos, além disso você também tem a facilidade de pagar pela internet esse imposto, pode ser pelo computador, tablet ou pelo seu celular, basta ter o aplicativo do seu próprio banco e pagar através do código de barra fornecido no boleto.

IPVA 2018 Rio de Janeiro

Tem desconto no IPVA 2018 Rio de Janeiro? Pode parcelar?

A resposta é sim! Todo cidadão que optar fazer o pagamento do IPVA 2018 à vista terá 3% de desconto, esse abatimento já vem com o valor certo no boleto caso prefira pagar à vista.

Se o seu caso é diferente e você não está com o dinheiro para fazer o pagamento à vista, há também a opção de você parcelar o valor em até 3 vezes. Os boletos também vem com as opções em parcelas, mas lembre-se, você perde o desconto de 3% quando opta por pagamento parcelado.

É importante ficar atento às datas exatas para o pagamento correto das parcelas. O pagamento do IPVA se divide entre Janeiro e Março de cada ano, preste bem atenção nos dias do seu e deixe o seu IPVA em dia.

O que acontece se eu não pagar?

O não pagamento do IPVA acarreta em dívida com o estado, você estará circulando com seu carro na ilegalidade e poderá receber sanções na esfera civil, administrativa e penal.

Gostaram dos nossos esclarecimentos de hoje? Deixe-nos comentários!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment