IPVA 2018 Minas Gerais: Qual o valor? Tem desconto? E a segunda Via?

IPVA 2018 Minas Gerais: Qual o valor? Tem desconto? E a segunda Via?

O artigo de hoje é especial sobre o IPVA, um imposto que gera tantas dúvidas ao cidadão todos os anos. Se você tem um carro, moto ou caminhonete e mora em Minas Gerias, o artigo de hoje é especial pra você. Saiba aqui informações sobre o IPVA 2018 Minas Gerais. Aqui você vai saber o que é o IPVA, como o valor é cobrado, onde você pode pagar, como consultar, como conseguir desconto e saiba também se você pode parcelar o valor. Veja tudo isso a seguir!

O que é o IPVA?

Muitas pessoas passam anos pagando essa taxa e não sabem o porquê e nem pra que ela serve. Por isso esse conceito se faz tão importante, você deve se informar sobre tudo que paga ao estado.

A sigla IPVA significa Imposto de Propriedade de Veículos Automotores. Esse imposto é cobrado e valorado através da Secretaria da Fazenda de cada estado. Cada estado do Brasil contém sua própria Secretaria da Fazenda e esse é o órgão responsável por valorar e cobrar o imposto de todos os cidadãos que possuem um veículo automotor no estado.

O IPVA é como uma licença para que o seu carro exista, é como uma identidade. O dinheiro pago ao estado através do IPVA vai 50% para o DETRAN e o resto para construção e reforma de ruas, estradas, asfaltos e manutenção da cidade.

IPVA 2018 Minas Gerais

 

Por que é tão importante pagar o IPVA 2018 Minas Gerais?

Ao pagar o IPVA você terá uma licença legal para ter seu carro e circular com ele de acordo com as leis de trânsito. Você estará pagando por essa licença de acordo com o modelo e ano do seu carro, tudo de forma justa e com a porcentagem cobrada em cima do valor do carro de acordo com a tabela FIPE.

Se o dono do veículo deixar de pagar o IPVA corretamente todos os anos ele estará em ilegalidade. Ficará em dívida com o estado correndo riscos de ser processado na esfera civil, penal e administrativa.

Como consultar o valor IPVA 2018 Minas Gerais?

Para não ter surpresa quando chegar o boleto para pagamento do IPVA, a melhor forma é você se programar com antecedência e saber qual o valor do próximo ano para pagamento do IPVA 2018 Minas Gerais  do seu carro.

Para consultar é simples, você pode fazer pela internet no seu computador, notebook, celular ou tablete. Siga os passos a seguir e consulte o valor do IPVA 2018 de Minas Gerais:

  • Acesse o site fazenda.mg.gov.br;
  • Informe o numero do seu “RENAVAM”;
  • Selecione o Ano do Exercício;
  • Clique em “Continuar”.

Após esses passos você receberá na tela o valor do seu IPVA de 2018 Minas Geraris e assim poderá se programar para pagamento.

IPVA 2018 Minas Gerais

Como funciona o pagamento do IPVA? Tem desconto? Pode parcelar?

Dependendo do seu carro, modelo e ano o valor do seu IPVA pode ser alto. Se você se programou com antecedência e tem o dinheiro para pagamento à vista, o governo te dá desconto de 3%. O boleto recebido já vem com o valor ajustado para pagamento à vista com desconto.

Quem não possuir o valor integral para pagar não precisa se preocupar, há a possibilidade de você dividir em 3 parcelas o valor total. Nesse caso não há o desconto de 3%.

O pagamento do IPVA 2018 de Minas Gerais pode ser efetuado em qualquer agência bancária do Banco do Brasil, Caixa econômica Federal, Itaú, casas lotéricas, caixas eletrônicos. Você pode pagar também pela internet nos aplicativos do seu banco, basta apenas digitar o código de barras.

Para pagamento à vista ou em parcelas há um prazo estipulado. O prazo vai de Janeiro a março de 2018, nas datas exatas dos vencimentos das parcelas. Cada carro, de acordo com o final de sua placa terá uma data estipulada para tal pagamento. Tudo isso é explicado no próprio boleto que chegará ao seu endereço residencial.

Como conseguir a segunda via do meu IPVA?

Se você perdeu o boleto do seu IPVA e precisa de uma segunda via para emitir o pagamento, você pode conseguir através do site do DETRAN de Minas Gerais. Lá você faz sua solicitação colocando os dados e documentos do seu carro e você poderá imprimir uma segunda via.

Para tirar outras dúvidas você pode entrar em contato com o DETRAN:

  • Endereço: Av. Borba Gato, 255 – Jardim Laguna – Contagem – MG;
  • Telefone: (31) 3362-4744;
  • Site: detran.mg.gov.br.

O pagamento do imposto IPVA é de extrema importância para que você fique em dia com suas obrigações para com o estado e não fique na ilegalidade.

Para outras dúvidas e sugestões nos deixe comentários.

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment