Economizador de combustível: Será que eles realmente funcionam? São seguros?

Economizador de combustível: Será que eles realmente funcionam? São seguros?

Em tempos de avanços tecnológicos e também de muito produto enganador, sempre aparecem soluções práticas para melhorar a vida das pessoas. É o caso, por exemplo, do economizador de combustível que, na verdade, não é apenas um produto, mas sim vários espalhados por aí.

A principal dúvida das pessoas é se esse economizador de combustível que ele viu em algum site realmente funciona, ou ele é apenas mais um dos produtos falsos vendidos para enganar os consumidores.

Se você tem essa dúvida, pode ficar tranquilo que os seus problemas acabaram. Nos tópicos a seguir você vai ver todos os tipos de economizador de combustível, saber quais deles funcionam e quais são apenas meras enganações. Confira!

Os economizadores de combustível realmente funcionam?

A resposta para essa pergunta não é tão simples assim, pois existem diversas opções no mercado, mas a maioria delas funciona sim. Porém, o problema não é esse. O economizador de combustível é um método criado sem estudos suficientes para saber se ele vai estragar alguma parte ou todo o carro ou moto da pessoa que utilizar essa técnica.

Por isso, por mais que ele funcione, pode ser que com o passar dos dias, das semanas e dos meses, o seu carro pare de funcionar e você vai ter que gastar um bom dinheiro para recuperar as peças e os sistemas afetados.

Existe um outro problema também a ver com o uso do economizador de combustível é que as fábricas de automóveis lançam suas próprias peças e equipamentos que vão ser utilizados no carro. Quando você implementa outros produtos diferentes, pode ser que ocorram erros de programação e todo o veículo seja afetado.

Se os estudos que estão sendo feitos comprarem a eficácia e a segurança do economizador de combustível, pode ter certeza que as fábricas de todas as marcas vão incluir esse adicional nos seus carros. O melhor é esperar pelo oficial do que se arriscar com os alternativos.

Econoflex

Como foi dito no tópico anterior, assim que as fábricas descobrirem formas de gerar economias seguras e eficientes elas vão implementar nos seus carros. É o caso da General Motors que criou o motor chamado de Econoflex em boa parte da sua frota.

Esse motor modifica a rotação dos veículos de uma forma positiva, além de aceitar outros tipos de combustíveis mais ecológicos e também econômicos. A mistura dessas duas características fez com que carros antes considerados bebedores, como os de motor 1.4 ou 1.5, passassem a ser tão ou até mais econômicos que os 1.0.

Um exemplo é Onix 1.4 que consegue fazer 16km/l na estrada. Uma economia gigantesca para um carro que é 1.4. Tudo isso se deve ao motor Econoflex. Ele é um economizador de combustível testado e garantido pela fábrica. É esse que você precisa buscar, não os que são vendidos separadamente em sites e lojas não-especializadas.

Timol

A timol é uma das marcas que cresceu bastante no Brasil nos últimos tempos ao prometer economias no uso de combustível em qualquer tipo de carro. Há várias reclamações e algumas empresas sérias fizeram testes que comprovaram a ineficácia do produto.

Porém, pode ser que em alguns carros e com a instalação feita corretamente, esse economizador de combustível funciona. Mas o problema não é esse. Será que esse produto é seguro? O seu carro não vai estragar com o passar do tempo? O motor não pode parar de funcionar? Essas questões é que não podem ser respondidas pela Timol e outras empresas que vendem esse tipo de produto.

vapor de gasolina

Vapor de gasolina

Outro método que virou febre no país com dezenas de sites lucrando com ele é o chamado vapor de gasolina. É feita uma verdadeira transformação no sistema de combustão do carro para que ele funcione apenas com o vapor do combustível, com o gás que ele solta.

O problema desse sistema é o mesmo dos outros. Pode funcionar sim, mas não há estudos suficientes que garantem que ele seja seguro e não estrague o seu carro.

Economizador de combustível para motos

Para você que tem moto também existem tipos de economizador de combustível espalhados por aí, inclusive que utilizam o vapor de gasolina como método. A dica é sempre a mesma: aguarde que as próprias fábricas lancem produtos originais, seguros e eficazes. Porque, caso aja algum problema, a culpa é deles e não sua. Eles são obrigados a pagar pelos problemas, te dar outro carro ou resolver de alguma forma.

Caso você compre esses produtos em sites desconhecidos, no Mercado Livre, ou outros meios, instale fora da fábrica, sem saber as consequências que podem ocorrer na sua moto, a responsabilidade é apenas sua e pode ser trágica.

Veja também algumas dicas de como economizar combustível:

Se ainda restar alguma dúvida sobre o economizador de combustível, deixe o seu comentário aqui embaixo!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment