Como economizar combustível: Trouxemos as dicas mais eficazes para você!

Como economizar combustível: Trouxemos as dicas mais eficazes para você!

Você sabia que a forma como você dirige pode influenciar no seu gasto com o combustível? Se você se assusta toda vez que vê o preço do combustível na bomba do posto de gasolina, ou quando soma os gastos no final do mês para ver como ficou o orçamento mensal, essas dicas vão ser muito úteis.

As dicas para economizar combustível que vamos dar a seguir vão mudar a sua forma de dirigir e a sua conta bancária. São dicas simples que geram resultados surpreendentes. Veja a seguir:

Como economizar combustível no verão

Já reparou que no verão você gasta mais combustível que no inverno? Isso acontece porque o uso do ar condicionado está diretamente ligado ao uso do combustível, já que este equipamento funciona através do motor. Mas, dependendo de onde você mora, desligar o ar condicionado do carro pode não ser uma opção, principalmente se você tiver crianças. Além disso, andar com os vidros do carro abertos pode gastar mais combustível que ligar o ar condicionado, porque interfere na aerodinâmica e a resistência do ar exige mais do motor.

Então, vamos ver outras dicas que podem ajudar a diminuir o impacto do ar condicionado e ajudar a economizar combustível no verão:

  • Estacione na sombra sempre que puder, para evitar a evaporação do combustível;
  • Verão é sinônimo de férias, então evite carregar pesos desnecessários, já que cargas acima de 50 kgs já influenciam no gasto de combustível. Descarregue o carro e guarde na mala apenas o que precisa ficar lá e deixe o bagageiro no carro somente quando ele for ser usado;
  • Diminua a velocidade sempre que puder. Testes realizados com vários carros mostram que o consumo de combustível a 100 km/h é até 20% maior do que andar a 80 km/h.

Vamos falar sobre outras formas de economizar combustível mudando a forma de dirigir a seguir.

Como economizar combustível no inverno

Se no verão a preocupação é com o ar condicionado, no inverno é bom ficar de olho no aquecedor, usando apenas quando for necessário. O aquecedor gasta menos que o ar condicionado, porque usa o calor gerado pelo motor, mas se a ideia é economizar, usar pouco sempre é uma boa opção. Não esqueça de verificar como está o alternador, que pode desgastar com o uso do aquecedor e aumentar o gasto do combustível.

Outros equipamentos como os desembaçadores do pára-brisa e assentos aquecidos também gastam combustível, e devem ser usados com moderação.

Os acessórios que são conectados ao acendedor também devem ficar ligados apenas quando estiverem em uso.

Sempre que puder, estacione o carro em lugar fechado (como garagens) durante a noite, pois ele vai amanhecer menos frio e precisar de menos energia para aquecer, economizando combustível.

Andar com as janelas fechadas também ajudam a economizar combustível no inverno, já que evita as perdas térmicas.

Como economizar combustível na cidade

Como dissemos no começo do texto, alguns comportamentos como motorista também influenciam no gasto de combustível, e pequenas mudanças podem ajudar a economizar combustível na cidade, onde o trânsito é mais intenso, e por isso, exige mais do motor:

  • Respeite a troca de marchas, trocando as marchas na rotação certa e forçando menos o motor;
  • Cuide do carro: Cheque regularmente se precisa trocar os filtros de ar, de óleo, de combustível, as velas e tudo que possa fazer o motor consumir mais combustível que o necessário, além de manter o alinhamento e o balanceamento em dia e verificar a pressão dos pneus com regularidade;
  • Mantenha a velocidade constante. Frear e acelerar exigem mais do motor e deve ser feito de forma suave. Freadas bruscas também gastam mais combustível assim como as acelerações desnecessárias, como quando o carro está parado no semáforo;
  • Evite andar com o carro na reserva, porque isso também exige mais do motor. O carro é mais econômico com o tanque cheio.

Além dessas dicas, que também vão te ajudar a economizar combustível no verão e no inverno, vale a pena abastecer sempre com combustível de qualidade, em postos de gasolina com bandeira, e apesar de a opção aditivada ser mais cara e parecer não ajudar a economizar, ela mantém o motor limpo, o que garante que o seu desempenho vai ser melhor e o seu consumo menor e diminui a fricção entre as peças do motor, aumentando a potência.

Para mais informações assista este vídeo:

Este artigo foi útil para você? Conta pra gente aqui nos comentários!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment