Fiat Palio

Fiat Palio

Lançado em 1996 no Brasil, o Palio é um veículo compacto projetado para atender mercados emergentes, como é o caso de países da América do Sul, da Ásia e da África. Ao longo dos anos, recebeu diversos facelifts mas sempre manteve um design baseado em linhas arredondadas e visual moderno.

Sob o capô

O motor 1.0 alcança a potência de 75 cv com o uso de etanol e 73 cv com o uso de gasolina. Já o motor 1.4 gera 88cv e 85cv, enquanto o 1.6 16V pode ir de 117 a 115cv. O câmbio de todos é o mesmo, mas o câmbio Dualogic pode ser adquirido como opcional.

Mudanças no visual

O Palio teve, ao todo, cinco modificações substanciais. Quando foi lançado, em 1996, impressionou os consumidores por aparentar modernidade com suas linhas arredondadas e frente baixa. Em 2001 recebeu sua primeira reestilização, na qual sofreu redesenho de seu interior e exterior. Em 2004 houve outra transformação, na tentativa de diferenciar o Palio da concorrência nas versões anteriores. Em fevereiro de 2007 foi lançado o Palio 2008, com alterações na parte da frente e traseira. Em 2010 foi lançado mais um novo modelo, recebendo o sistema Dualogic.

Itens de série

  • Airbag duplo
  • Limpadores de pára-brisa traseiro
  • Freios a disco
  • Cinzeiro na dianteira
  • Vidros verdes

Versões do veículo

Atualmente existem seis versões do Palio, todas contendo tecnologia Flex que possibilita o uso de gasolina ou álcool como combustível. As versões são a Fire 1.0 2p e Fire 1.0 4p, o Fire Way 1.0, o Attractive com motores 1.0 e 1.4, Essence com motor 1.6 com ou sem câmbio Dualogic e Sporting 1.6 com ou sem câmbio automatizado.

Versão elétrica

Em 2006, a pedido da hidrelétrica de Itaipu, a Fiat se aliou a uma empresa suíça chamada KWO e lançou um protótipo elétrico do Palio. Com motor de 15 cv de potência, as baterias ficavam sob o assoalho do carro, poupando espaço em seu interior. Infelizmente, elas demoravam muito tempo para recarregar: até oito horas em uma tomada de 220V.

Novo Palio

O Palio da segunda geração, mais conhecido como o Novo Palio, é fabricado desde 2011. Não se trata de uma nova mudança no Palio antigo, mas sim de um carro completamente novo, com linhas distintas. Além disso, vários acessórios opcionais podem ser instalados nesse novo carro: mais airbags, volante em couro, comandos do rádio no volante, piloto automático, abertura elétrica do porta-malas, etc.

Desvantagens

A reclamação mais comum dos motoristas do Palio é, com certeza, os barulhos internos que o modelo provoca durante a direção por conta do excesso de acessórios de plástico utilizados em sua construção. O mau acabamento feito no interior do carro, fazendo utilização de material inferior para cobrir o carro e mau encaixe das borrachas das portas, também conta pontos negativos. O carro apresenta dificuldade na partida, independente de estar frio ou quente. O Palio não é dos veículos mais econômicos, apresentando pouco rendimento em quilômetros por litro.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment