Chevrolet Celta

Chevrolet Celta

Concorrente direto de outros carros como o Uno da Fiat e o Ka da Ford, o Celta, da Chevrolet, é um veículo popular desenvolvido totalmente no Brasil e lançado nos anos dois mil, projetado por Paulo Konno. Sua plataforma foi baseada no Corsa, outro carro bem sucedido da Chevrolet, lançado em 1994. Em um ano de comercialização, cem mil veículos já tinham sido vendidos, o que atingia diretamente os objetivos da Chevrolet, já que o Celta buscava atender populações com menor poder de compra. Tem dúvidas sobre o Celta? Continue a ler e saiba um pouco mais sobre esse veículo.

Sobre o veículo

O Celta, da Chevrolet, se consagrou por ser um carro simples, vir com diversos acessórios importantes já te fábrica e ter um valor popular. Nesse ano de 2015, o Celta já chegou às concessionárias custando R$ 32.490,00 e contando com cinco portas.

Por baixo do capô

O Celta possui um motor de 1.0, que tem 78 cv de potência com uso de etanol como combustível, enquanto com gasolina chega aos 77 cv. Esse motor tem tecnologia Flex desde 2005, podendo se mover com qualquer um dos dois desses combustíveis. O Celta atinge 161km de velocidade com o etanol, enquanto são 156 com gasolina. Na cidade, com um litro de combustível, percorre 9,5km e na estrada, 12,2. Seu porta malas suporta 260 litros e o tanque, 54.

A Chevrolet mudou diversas vezes o motor empregado no Celta. A versão inicial era 1.0 mpf 60 cv, mais depois se tornou 1.0 VHC (Alta taxa de compressão), agora com 70 cv. Em 2005, o motor se tornou 1.0 VHC FlexPower, aceitando gasolina ou álcool, e em 2009 se tornou 1.0 VHHCE.

Mudanças estéticas

Em 2006 o veículo passou por suas primeiras mudanças, baseando-se no Vectra da terceira geração. Em 2012, foi acrescentado um novo pára-choque dianteiro, novo emblema, novas calotas, novo painel de comandos, novo volante e ainda faróis e lanternas escurecidos. Desde então, o Celta continua sem grandes mudanças em seu design externo ou interno, provavelmente porque isso poderia encarecer o modelo.

Versões do veículo

O Celta só possui uma versão atualmente, que é a LT, com o motor 1.0. Essa versão vem equipada com os seguintes acessórios de fábrica:

  • Vidros elétricos
  • Freios ABS
  • Airbag duplo
  • Travas elétricas
  • Ar condicionado

Outras versões já existiram, como o Celta Life, que foi a versão inicial, o Spirit, com opção de instalar direção hidráulica e o Super, com acabamento interno um pouco melhor. A versão LT veio depois da mudança de 2012, e antes dela existia também a versão LS que poderia ter duas ou quatro portas.

Desvantagens do veículo

Como o Celta se trata de um veículo relativamente simples, barato e com poucos acessórios, as reclamações são mais em relação à digiribilidade. Seu alto consumo de combustível com certeza é um fator importante, além do fato de haver muito barulho no interior do carro enquanto se está dirigindo. Outro fator negativo é que, por não ter um motor dos mais potentes, o motor pode dar algumas “engasgadas” em marchas mais altas.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment