Troca de óleo

Troca de óleo

Trocar o óleo é algo muito importante para o bom funcionamento do carro, principalmente para o motor. Porém muitas pessoas não sabem que é necessário fazer uma troca de óleo periodicamente, ou quando sabem, desconhece qual o período recomendado para a manutenção. Se você quer saber tudo sobre troca de óleo confira nesse artigo!

Quando trocar o óleo

O óleo de motor tem a função de   evitar o atrito entre as peças móveis do motor, garantindo assim seu bom funcionamento do sistema do veículo. Porém, com o tempo, o óleo recebe uma carga de partículas que mudam a sua viscosidade e também a sua eficácia. Sendo assim, a sua troca é necessária. Controlar o nível de óleo é muito importante, mas para ter certeza de quando é a hora certa para realizar a manutenção, você pode verificar a recomendação que vem no manual do   seu carro.

O tempo para a troca de óleo deve ser reduzido pela metade nos casos de uso severo,  ou seja quando o carro é usado como muita frequência e faz muito esforço, como andar por terrenos irregulares, e em trechos não urbanos.  Motoristas que enfrentam grandes engarrafamentos, estradas com muita poeira, barro, lama, ou quando o veículo roda no máximo 5 km por viagem.

Utilizar a marcha lenta por longos períodos também é considerado um fator crítico para a lubrificação, que se torna mais eficiente quanto mais alta for a rotação do motor, ou seja, quando o motorista conseguir desenvolver uma velocidade constante. Na prática, porém, nem sempre as concessionárias exigem que o motorista que roda nessas condições mais críticas faça a troca de óleo na metade do prazo previsto, quando o veículo ainda está sob garantia.

Qual o melhor tipo de óleo

Além do período para fazer a troca de óleo, outra dúvida que ronda a cabeça dos motoristas é o tipo de óleo que deve ser utilizado no carro, pois existem o óleo mineral e o sintético.  O custo elevado dos óleos sintéticos em geral com especificação 0W, 5W e 10W, muitas vezes afasta o usuário, que acaba escolhendo lubrificantes minerais, pelo preço mais em conta. Porém os óleos sintéticos  são apontados pelos especialistas como a melhor opção, até mesmo para um carro popular, pois eles trazem benefícios para longo prazo, como partidas mais rápidas, economia de combustível, preservação do motor de arranque e bateria, redução do desgaste e aumento da vida útil do motor.

Um aspecto, no entanto, merece maior atenção,  se você usar um óleo sintético 15W40 no lugar de outro mineral 15W40, não irá obter nenhum  benefício associado ao lubrificante sintético, apenas vai gastar mais na troca. O benefício só é válido no caso de um mineral 15W40 que tenha sido substituído por um sintético 5W40.

Dicas importantes para quando for trocar o óleo

Para saber se o nível de olho no seu carro é o ideal você precisa ver se ele está entre os dois traços marcados na vareta do seu carro. Para medir o nível do óleo, faça o teste no máximo 5 minutos depois do desligamento. Com o aquecimento, o óleo fica mais fino, facilitando a visualização.  É importante também ficar atento quantro à troca do filtro do óleo, já que com o uso ele fica entupido, dificultando a lubrificação.

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment