Tipos de motores de carro: Em linha, em V, em W e Boxers

Tipos de motores de carro: Em linha, em V, em W e Boxers

Os Tipos de motores de carros variam conforme seu funcionamento. A função do motor é gerar movimento (fazer o carro andar) a partir do combustível nele colocado. Neste post você vai conhecer mais sobre 6 tipos de motores de carro. Leia o post até o final para saber mais1

Tipos de motores de carro: Entenda e conheça

Em modelos a gasolina, a maneira mais simples de gerar movimento é queimá-la, criando um processo de combustão, de explosão dentro dos compartimentos internos do próprio motor. Por isso, denomina-se motor de combustão interna todos aqueles em que o movimento é gerado justamente por meio da explosão da gasolina. Existem ainda os motores de combustão externa, que, como o nome já explicita, produzem esta queima de combustível externamente ao motor.

A indústria automobilística soube bem adaptar e aproveitar o motor de combustão interna com pistão, praticamente os mais utilizados na maioria dos veículos, porque este sistema é mais eficiente, barato e prático na hora de abastecer o veículo. A maioria dos consumidores não sabem os diferentes tipos de motores de carros.

De acordo com as cilindradas, os motores são numerados como: motor 1.0, motor 1.3, motor 1.6, motor 1.8, motor 2.0, motor turbo. Quanto mais cilindradas, mais potente é o motor, e por consequência esse motor vai ser mais caro e terá mais consumo de combustível. Versões 1.0 são as de carros menos potentes e mais econômicos, presentes em carros populares. Nas versões 1.4 já se nota um motor de melhor desempenho, mas ainda, bastante econômico. Nos modelos 1.6 e 1.8, os veículos são capazes de carregar mais pesos, fazer viagens longas com mais segurança. E para os modelos 2.0, o desempenho do veículo é excelente. Este é o motor dos utilitários, dos esportivos utilitários, das minivans.

Tipos de motores de carro

Em relação, a concepção e montagem dos motores, há seis tipos de motores de carro:

Motor em linha ou vertical

O primeiro entre os tipos de motores de carro é o motor em linha ou motor vertical é aquele composto de cilindros. As variações entre estes motores se definem pela quantidade de cilindro, que podem ser de dois até oito cilindros. Entre os veículos, as versões mais vendidas de motor em linha costumam-se utilizar de quatro, cinco ou até seis cilindros. São as versões mais conhecidas e mais comercializadas. Por possuir cilindros alinhados uns aos outros longitudinalmente, este motor foi denominado assim, motor em linha. E pelos pistões ficarem posicionados em pé, este tipo de motor também é conhecido por motor vertical.

Motor em V

Esse tipo de motor posiciona seus cilindros de maneira inclinada e em dois planos concorrentes, um frente ao outro, formando ali, naquela posição, um ângulo variável. Ao olhar toda a estruturação dos cilindros, a maneira como eles ficam inclinados, percebe-se uma forma de V.E exatamente por isso este motor é popularmente chamado motor em V. E é a quantidade de cilindros que, mais uma vez, denominarão os motores em V; que podem ser assim intitulados – V6, V8, V10, V12. Já nos carros, é a potência de cada modelo que diz qual o motor em V é utilizado. Carros mais potentes utilizam a versão V12.

Porém, os motores em V mais conhecidos e vendidos são mesmo os V8. Na década de 70, um carro famoso entre colecionadores, o Maverick, da Ford, foi equipado com um V8. Nos dias atuais, é a versão V6 que mais tem saída. Este é o motor da maioria dos modelos esportivos, dos utilitários, das minivans e das picapes.

Motor em W

Para o motor em W, os cilindros estão dispostos da mesma maneira da disposição do motor em V, inclinados, em planos concorrentes e de frente uns para os outros, formando ângulos variáveis entre si. O que difere o sistema do motor em V em relação ao motor em W é o acréscimo, neste último, de um plano a mais para poder aumentar a quantidade de cilindros. Então, visualizando este motor, nota-se um aspecto que lembra a letra alfabética W. E este sistema de motor é utilizado no Phaeton, da Volkswagen, com W12; e no Bugatti Veyron, com W16.

Motor do tipo Boxer ou deitado

Como é justamente a posição dos cilindros que denomina o nome do motor, no motor do tipo Boxer ou deitado os cilindros ficam todos na horizontal, parecendo de estão mesmo deitados. Caros esportivos de alto luxo, como o Porsche, fazem uso deste tipo de motor. Porém o veículo mais famoso e conhecido mundialmente por utilizar o motor do tipo Boxer ou deitado é o Fusca.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment