SUV, sedan e hatch: entenda a diferença!

SUV, sedan e hatch: entenda a diferença!

Na hora de comprar um carro surgem dúvidas sobre qual modelo escolher, qual é o mais confortável ou o mais adequado para as necessidades do dia a dia e dentre os principais modelos estão o SUV, o sedan e o hatch. Mas você sabe o que caracteriza cada um? Descubra agora e entenda a diferença entre os três segmentos.

SUV

SUV

Os veículos do tipo SUV são utilitários esportivos e são inspirados nas caminhonetes e picapes, com um visual arrojado e característico. Além disso, os veículos SUV normalmente trazem a possibilidade de tração 4×4, o que os permite andar praticamente qualquer terreno, além de carroceria elevada e pneus grandes.

Apesar disso, alguns modelos mais leves e mais urbanos não aguentam tão bem a troca de terreno, como lugares não asfaltados. Em geral, entretanto, o modelo SUV é ideal para quem gosta de atividades ao ar livre e precisa do carro para isso ou deseja um veículo com porte robusto.

Exemplos de veículos SUV: Ford Ecosport, Kia Sorrento, Range Rover, Toyota SW4 e Jeep Cherokee, entre outros.

sedan

Sedan

Já o modelo sedan (ou sedã) é bastante popular principalmente entre famílias, já que normalmente traz bastante espaço. Em geral o sedan é caracterizado por possuir uma carroceria divida em três partes: o cofre do motor, localizado na frente; a cabine para passageiros, no meio e o porta-malas, atrás. Por isso, o porta-malas é separado da cabine de passageiros.

Além disso, os carros do tipo sedan podem ser divididos em três categorias principais: sedan compacto, sedan médio e sedan grande, entre outros.

Sedan compacto

Como o próprio nome sugere, o sedan compacto é o mais simples dos três, com uma motorização menos potente, mas um porta-malas espaçoso. Além disso, esses carros são os mais acessíveis da categoria.

Exemplos de veículos sedãs compactos: Chevrolet Cobalt, Nissan Versa, VW Voyage, Fiat Siena e Honda City, entre outros.

Sedan médio

Já o sedan médio é ideal para famílias por conter mais espaço além de um visual mais tradicional. Os carros do tipo sedan médio também possuem uma motorização mais potente em relação aos sedãs compactos.

Exemplos de veículos sedãs médios: Volkswagen Jetta, Chevrolet Cruze, Toyota Corolla, Kia Cerato e Fiat Linea, entre outros.

Sedan grande

Os veículos do tipo sedan grande ou sedan superior, por sua vez, são os mais caros e completos da categoria, aliando desempenho a design e conforto. O pacote de itens geralmente é mais completo, além de serem, em sua maioria, modelos importados.

Exemplos de veículos sedãs grandes: Ford Fusion, Audi A4, Volvo S60, Volkswagen Passat, Mercedezs-Benz E250, entre outros.

hatch

Hatch

Mais econômicos e populares, o segmento hatch (ou hatchback) possui como principal característica ter a carroceria dividida em duas partes principais: a caixa do motor e a cabine de passageiros acoplada ao porta-malas. Além disso, muitas vezes a porta do porta-malas permite a entrada no carro.

Além disso, a porta do porta-malas geralmente é considerada como uma porta extra e por isso não é incomum encontrar a especificação de 3 ou 5 portas. Além disso, os veículos hatch se dividem em duas categorias principais: os hatch compactos, os hatch esportivos e os hatch superiores.

Hatch compacto

Os carros do tipo hatch compacto são os mais baratos e simples do mercado, com motorização geralmente de 1.0 e muitas vezes equipados com motores flex.

Devido ao seu tamanho, são os mais práticos de estacionar e dirigir em geral, mas possuem pouco espaço interno, inclusive no porta-malas, e não são os mais indicados para famílias.

Exemplos de veículos hatch compactos: Ford Ka, Fiat Palio, Ford Fiesta, Toyota Etios e Citroen C3, entre outros.

Hatch esportivo

O hatch esportivo, também chamado de hatch médio, possui uma motorização um pouco acima do 1.0 – geralmente 1.2 ou 1.6. Além disso, trazem um pouco mais de espaço e conforto, mas são igualmente mais caros do que os hatch compactos.

Exemplos de veículos hatch médios: Peugeot 307, Renault Sandero, Volkswagen Golf, Fiat Bravo e Ford Focus.

Hatch superior

Já os hatch superiores fazem parte de uma categoria Premium que traz ainda mais espaço e conforto, aproximando-se mais de um sedan compacto. Esse segmento tem se tornado progressivamente mais popular no Brasil, embora seja mais caro do que as outras duas opções.

Exemplos de veículos hatch superiores: Hyundai Veloster, Audi A3, Suzuki Swift, Citöen DS3 e Audi A1, entre outros.

Carros diferentes, necessidades diferentes

Ao escolher entre o SUV, sedan e hatch, portanto, você deve atentar-se ao fato de que cada um servirá melhor a diferentes necessidades. Por isso, leve em consideração apenas o modelo e seu apelo estético, mas, também, sua funcionalidade, que precisa se adaptar às suas necessidades.

É preciso que você leve em consideração, por exemplo, o tamanho da sua vaga no seu prédio ou quem vai utilizá-lo junto de você, pois tudo isso fará diferença para que você tenha uma experiência melhor.

Além disso, prestar atenção ao preço também é importante e você deve buscar não apenas o mais barato, mas, sim, aquele que trará melhor custo-benefício como um todo para você. Por isso, às vezes o modelo mais caro é o melhor para você, pois vai te trazer mais praticidade e funcionalidade.

Atenção à manutenção

Além disso, é importante prestar atenção à manutenção do modelo que você escolher, já que muitos modelos dos três segmentos são importados, o que significa uma manutenção mais difícil e mais cara.

Por isso, tenha em mente que o custo com um carro não acontece apenas na hora da compra e, sim, durante toda sua vida útil, já que é necessário levar para a revisão, fazer manutenção e trocas em alguns momentos.

O conforto é relativo

Embora se possa dizer que um hatch compacto peque no conforto, isso é, entretanto, relativo, pois para solteiros, por exemplo, um hatch compacto será o suficiente para ter uma boa experiência. Da mesma forma, um sedan médio, por mais confortável que seja, pode não ser o bastante para uma família muito grande.

Por isso, antes de se prender a conceitos teóricos imagine a utilização prática do seu futuro veículo para saber qual é o modelo mais adequado para você e, se for o caso, para a sua família.

A aparência também conta

Tanto carros do tipo SUV, sedan ou hatch possuem grandes diferenças na sua aparência e estética em geral e isso também deve ser considerado na hora da compra, inclusive dentro de um mesmo segmento.

Dessa forma, é importante que na sua escolha você leve em consideração o conforto, o desempenho, a utilidade, mas, também, a aparência do veículo para que você sinta que fez a compra perfeita para as suas necessidades e desejos.

Escolhendo adicionais

Além disso, você não precisa se ater à versão de fábrica e pode escolher itens adicionais, como travas elétricas e ar-condicionado, por exemplo, o que vai incrementar sua experiência com o seu veículo.

Por isso, faça as contas e descubra o que é mais vantajoso para você: se o melhor é comprar um veículo completo ou então um mais barato do mesmo segmento e incluir itens adicionais.

Dessa forma, entendendo a diferença entre o SUV, sedan e hatch ficará mais fácil para você identificar os modelos e escolher o segmento ideal para suas necessidades.

2 thoughts on “SUV, sedan e hatch: entenda a diferença!

Post Comment