Guia das rodas: Saiba tudo sobre as rodas do seu veículo!

Guia das rodas: Saiba tudo sobre as rodas do seu veículo!

Na hora de personalizar o carro muitas pessoas começam por escolher uma roda diferenciada para conseguir o aspecto desejado. Entretanto a parte da roda e do pneu em geral é extremamente importante para a segurança e condução do carro e, por isso, é importante prestar atenção para fazer uma compra útil e segura. Assim, saiba tudo sobre rodas para seu carro e tire as dúvidas de uma vez por todas.

O que observar ao comprar rodas para seu carro

A vontade de comprar a roda da moda ou a que é mais bonita fala alto na hora de trocar as rodas, mas é importante que você se atenha a alguns fatores indispensáveis que devem ser levados em consideração, garantindo que seu carro ficará personalizado, mas também seguro.

Diâmetro do aro

Existem rodas com diversos diâmetros de aro, desde os menores até os maiores, mas elas devem estar de acordo com o seu carro. Além disso, não é permitido mudar o tamanho do diâmetro externo do conjunto roda e pneu.

Assim, ao escolher uma roda de aro maior você terá que diminuir a altura do pneu para garantir que a proporção seja mantida. Além disso, a largura do pneu deve ser mantida para garantir a boa dirigibilidade do veículo.

Peso

Ao escolher rodas muito pesadas você pode causar uma pressão excessiva no pneu, o que pode levar a um desgaste e, portanto, à diminuição de sua vida útil. Assim, atente-se ao peso da roda e ao impacto que ela causará em seu carro.

Material

O peso das rodas está diretamente relacionado com o seu material e atualmente existem dois tipos principais: as rodas feitas de ferro e as rodas do tipo liga leve.

As rodas feitas de ferro são mais baratas e mais resistentes, mas também são mais pesadas. Já as rodas de liga leve geralmente são feitas de alumínio com magnésio ou cobre e possuem um peso menor.

Embora as rodas de liga leve tenham a vantagem de oferecer menor consumo de combustível e menor desgaste da suspensão ou freios, por exemplo, esse tipo de liga de alumínio possui menor resistência do que as rodas de ferro, além de sofrerem corrosão mais facilmente. Além disso, o preço de um conjunto de rodas liga leve é bem superior ao mesmo conjunto de rodas de ferro e isso deve ser levado em consideração.

Estética

Mudar as rodas de seu carro terá, provavelmente, um apelo estético e por isso você não deve se descuidar da aparência das rodas, que devem ser como você deseja, desde que dentro das especificações.

Assim, é possível encontrar rodas em diferentes modelos, desenhos e até mesmo cores e cabe a você escolher a que melhor se adapta ao seu estilo e a seu carro. Apesar disso, tenha bom senso ao comprá-las, pois o melhor é que seja um investimento tão duradouro quanto possível.

Planeje-se

Muitos sites oferecem simuladores com diversas variáveis para quem deseja trocar as rodas do carro e até mesmo para quem deseja rebaixá-los. Assim, em vez de escolher uma roda e imediatamente ir comprá-la é importante que você planeje como ficará o seu carro com a sua instalação.

Usar esses sites também é uma forma de descobrir novas variações que você não conhecia ou não havia considerado, o que permitirá que você termine com um resultado muito mais satisfatório.

Faça as contas

Os fatores que você deve levar em consideração para trocar as rodas do seu carro devem estar integrados e para isso existem fórmulas para que você descubra se a roda é ou não adequada para o seu carro.

Se você não tem habilidade ou paciência, entretanto, não é preciso se desesperar já que muitos sites também oferecem calculadoras para novas rodas de carro e assim você terá a certeza absoluta se aquela roda é ou não indicada para o seu veículo.

Compre de lugares confiáveis

Por mais que isso possa significar um dinheiro a mais, compre as rodas em lojas e locais confiáveis, pois você não está comprando apenas a aparência do seu veículo, mas também a sua segurança ao dirigir.

Dessa forma, evite feiras ao ar livre onde, inclusive, muitos dos produtos são roubados e prefira lojas especializadas no assunto, pois assim você terá a garantia de comprar um produto de qualidade e que inclusive durará por mai tempo.

Cuidados ao trocar as rodas

Agora que você já tomou todos os cuidados antes de trocar as rodas, como ao descobrir qual é o modelo indicado para seu carro, você precisará tomar alguns cuidados durante e após a troca da rodas, garantindo que tudo saia como o esperado.

Contrate um profissional

Se você não tem muita experiência ou não tem certeza absoluta do que fazer prefira contratar um profissional para instalar as novas rodas, garantindo que tudo saia como o esperado e protegendo suas rodas de terminar amassada ou empenada.

Não aplique muita pressão nas porcas e parafusos

Já se você decidiu trocar as rodas para seu carro garanta que não irá aplicar pressão excessiva nas porcas e parafusos, pois isso pode causar empenamento na roda, trepidações durante a frenagem e até mesmo ruptura da roda durante o uso.

Assim, utilize o torque correto e especificado para garantir um resultado que não te trará problemas.

Confira se as rodas giram livremente

Feita a troca das rodas para seu carro é importante, antes de baixar o veículo, conferir se as rodas giram totalmente livres e sem contato em nenhum ponto da suspensão, por exemplo. Caso as rodas estejam encostando você pode ter sérios problemas ao frear e por isso deve-se garantir que estejam livres.

Faça alinhamento e balanceamento

Não importa qual o tipo de roda que você escolheu, pois assim que você realizar a troca é indispensável promover o alinhamento e o balanceamento do veículo para impedir desgaste desigual dos pneus, diminuição de sua vida útil e até mesmo riscos à sua segurança.

Apesar disso, após a troca não é o único momento em que o alinhamento e o balanceamento devem ser feitos, já que o uso constante com pequenos impactos pode prejudicar o alinhamento e balanceamento do carro. Por isso, para sua própria segurança realize esses procedimentos com periodicidade.

Não utilize materiais abrasivos

Já para cuidar da estética de suas rodas é importante que você não use materiais abrasivos nas rodas, evitando sua corrosão ou que elas fiquem indesejavelmente foscas, por exemplo.

Por isso ao realizar a manutenção prefira escolher produtos neutros e tecidos macios para não arranhar ou estragar suas rodas.

Aproveite a mudança

Você escolheu a roda correta, comprou em um lugar de confiança, instalou da forma certa e toma todos os cuidados com as rodas, portanto, agora é a hora de aproveitar a mudança e desfilar com o seu possante com rodas cheias de estilo e uma aparência personalizada.

Assim, a troca das rodas para seu carro precisa de uma avaliação criteriosa e cuidadosa para garantir que sua segurança ou mesmo o desempenho do seu carro não sejam afetados. Tomando todos os cuidados antes, durante e após a instalação, entretanto, tudo o que você vai precisar fazer é exibir as modificações no seu carro.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment