Reforma de pneu, vale a pena fazer?

Reforma de pneu, vale a pena fazer?

Estamos vivenciando problemas ambientais muito graves em nossa sociedade. Respeitar o meio ambiente deve ser uma prioridade para governos, empresas, instituições e pessoas ao redor de todo o mundo.

Por causa disso, muitas pesquisas estão sendo desenvolvidas na busca por soluções melhores para se aproveitar os recursos existentes e as empresas estão em busca de formas mais responsáveis de se fazer negócios.

Neste artigo, vamos mostrar se vale a pena fazer a reforma de pneus e quais as vantagens e desvantagens desta atividade.

Reforma de pneu, vale a pena?

O Brasil é atualmente o segundo maior mercado de reforma de pneus no mundo, estando atrás apenas dos Estados Unidos. O processo de reforma de pneus é feito no país já há mais de 60 anos, existindo em torno de 1600 reformadores de pneus e, aproximadamente, 30 fábricas de borrachas para reformas de pneus no Brasil.

A reforma de pneus é uma atividade significativa tanto para a redução de custos em diversos setores da economia quanto para reduzir os índices de poluição ambiental.

Infelizmente, ainda existem obstáculos com relação aos aspectos tributários, regulatórios, tecnológicos e até mesmo culturais dentro do mercado de reformas de pneus, sendo necessárias algumas ações para que a sociedade veja a importância deste segmento tanto para economia quanto para o meio ambiente.

Assim, veja, a seguir, quais as vantagens e desvantagens de se fazer reforma de pneus e se vale a pena realmente:

Economia significativa nos custos de transportes:

A reforma de pneus representa uma economia significativa, principalmente no setor de transportes, já que o pneu é um dos maiores custos do transporte rodoviário.

Quando o processo é feito com qualidade, o pneu reformado possui rendimento quilométrico tão bom quanto o novo. Apresentando, porém, um valor de até 75% de economia para o consumidor final e uma redução de até 57% no custo de quilometragem para o setor de transporte;

Ajuda na redução dos índices de poluição ambiental:

A reforma de pneus ajuda muito na redução dos índices de poluição do meio ambiente. Alguns estudos mostraram que a reforma de pneus produz 30% menos gás carbônico do que a fabricação de pneu novos, sendo um processo muito mais ecológico do que o tradicional.

Além disso, o processo de reforma de pneus gasta 29% menos energia do que o processo tradicional de fabricação de pneus, o que demonstra uma economia significativa de recursos naturais;

Avalie e compre pneus de empresas sérias:

Infelizmente, como todo setor da economia, existem empresas sérias e que realmente fazem um trabalho de qualidade no mercado, assim como existem empresas que se aproveitam do mercado para ganhar dinheiro fácil.

Existe um esforço grande do governo, de diversas associações, dos empresários do ramo de reformas de pneus e também de órgãos não governamentais para se criar e se difundir as boas práticas para que haja uma regulamentação no setor.

Procure informações sobre as empresas antes de adquirir um pneu reformado, procurando sempre produtos com qualidade. Comprar produtos sem procedência poderá causar acidentes graves e colocar a sua segurança e a de sua família em risco.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment