Primeiro carro: Como escolher?

Primeiro carro: Como escolher?

A compra do primeiro carro é um momento especial porque geralmente significa uma das primeiras conquistas individuais depois de muito esforço e dedicação. Para que a experiência seja perfeita, entretanto, a escolha deve ser feita da maneira mais adequada para garantir satisfação. Aprenda como escolher o primeiro carro.

Saiba o seu orçamento

Parece uma recomendação óbvia, mas muitas pessoas não se atentam a exatamente quanto podem gastar em seu primeiro carro. Por isso, se você tiver todo o montante de dinheiro à vista, avalie o valor. Se for parcelar, saiba que você não deve comprometer mais do que 20% de seu salário com a prestação do carro, pois assim você conseguirá manter suas contas equilibradas.

Não considerar carros que não pode pagar

Se você tem um determinado orçamento e mesmo assim olha, considera e experimenta carros que custam o dobro ou o triplo, por exemplo, tudo o que você estará fazendo consigo mesmo é uma tortura e que arruinará a experiência, já que, obviamente, carros acima do seu orçamento terão algumas características melhores do que aquele que você poderá comprar.

Não considere apenas o preço

Embora seja importante que você leve em consideração o preço do carro você também deve considerar custos com manutenção e consumo de combustível, por exemplo. Além disso, modelos importados possuem uma manutenção mais cara.

Decida o segmento

Agora que você já sabe o quanto pode pagar decida de qual segmento você quer o seu veículo, ou seja, se é um hatch, um sedan, um SUV, uma picape e assim por diante. Escolha o segmento que mais tiver a ver com seu estilo, seu orçamento e com suas necessidades.

A partir daí, observe os modelos disponíveis no segmento para que você encontre o modelo ideal para você.

Atenção ao seguro

Você não quer comprar o primeiro carro em uma semana e na semana seguinte sofrer um assalto e ficar sem o veículo. Assim, não se esqueça do seguro, que é indispensável para que você tenha a segurança em caso de assaltos ou batidas.

Apesar disso, é preciso considerar o seguro para cada modelo do veículo, já que veículos com maior taxa de roubos e que, portanto, são mais visados possuem um valor de seguro maior.

Considere a compra de um usado ou seminovo

Muitos compradores de primeira viagem, por sua vez, preferem apostar em comprar um usado ou seminovo como seu primeiro carro. Isso garantirá que você economize, além de que você se adapte com a rotina de ter um carro.

Apesar disso, escolher esse tipo de carro pode te levar à necessidade de uma manutenção mais frequente, por exemplo.

Reflita sobre sua escolha

Decidiu quanto pode gastar e o carro que quer comprar? Agora é a hora de refletir sobre a sua escolha e colocar no papel quanto, efetivamente, o carro te custará todos os dias e também em situações especiais, como batidas ou defeitos.

Dessa forma, evite comprar o seu primeiro carro por impulso sob o risco de você se arrepender ou, ainda pior, complicar-se financeiramente.

Por fim, comprar o primeiro carro é um momento de realização e também de emoção, mas é preciso escolher da maneira correta para que seja um bom investimento.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

One thought on “Primeiro carro: Como escolher?

Post Comment