Guia do pneu: Saiba tudo aqui

Guia do pneu: Saiba tudo aqui

Os pneus são partes fundamentais do carro, pois são eles os responsáveis por garantir a segurança e estabilidade do veículo, que pode ser uma moto, um carro ou um caminhão, por exemplo. Apesar disso, muitos motoristas insistem em não reconhecer a importância do cuidado adequado com os pneus ou permanecem com dúvidas sobre como escolher, cuidar e manter a qualidade dessas peças. Se esse é o seu caso, tire todas as suas dúvidas e saiba tudo sobre os pneus.

Escolhendo o tamanho de pneu certo

Todo pneu traz gravado na sua estrutura um código que corresponde às suas especificações de tamanho e modelo. Caso você não pretenda modificar o seu veículo é indispensável que você use o modelo que vier de fábrica, pois isso garantirá mais estabilidade e segurança. Para saber como comprar basta anotar o código no pneu existente para comprar igual.

Já se o seu veículo for usado e você não tiver certeza se o pneu foi trocado previamente ou não procure no site da montadora por informações que indiquem qual é o pneu correto para o seu modelo.

Cada pneu aguenta uma carga

Também é importante que você tenha em mente que cada pneu aguenta uma carga máxima e é importante que você atenda a essa especificação do jeito correto, já que um pneu que aguenta menos carga do que o seu veículo irá imprimir colocará sua segurança em risco.

Assim, leve em consideração o peso do veículo total e o seu uso na hora de procurar pelo pneu adequado, mantendo a sua segurança e de outros motoristas.

Os diferentes tipos de pneu

Cada pneu também possui um uso específico e por isso é importante que você conheça os diferentes pneus disponíveis, comprando o mais adequado para seu uso e suas necessidades.

Pneus de pista seca

Os pneus de pista seca possuem menos rugosidade na sua banda de rolagem, permitindo maior contato entre a pista e o carro, mas sendo mais perigosos para o uso durante a chuva e solo molhado.

Pneus de pista molhada

Ao contrário, os pneus de pista molhada possuem maiores rugosidades com sulcos para o escoamento de água, sendo ideais para dias de chuva e evitando a aquaplanagem.

Pneus assimétricos

Já os pneus assimétricos possuem a parte externa promovendo maior contato entre o pneu e o solo, enquanto a parte interna possui mais sulcos, sendo ideal para o uso na chuva. Os lados são indicados para a montagem, que tem ser feita da maneira indicada.

Pneus de passeio

Também conhecidos como pneus on road, os pneus de passeio são aqueles indicados para a maioria dos carros, exceto os esportivos e caminhonetes e são indicados tanto para pista seca quanto para pista molhada. São os mais baratos e indicados para uso no asfalto.

Pneus off road

Os pneus off road, por sua vez, são indicados para veículos utilizados fora da estrada, em solos mais instáveis. Os veículos, naturalmente, devem ser adaptados a essas condições.

Pneus de uso misto

Se você tem um carro esportivo, mas não o usa muito fora da estrada, por exemplo, é possível optar pelos de pneus de uso misto, que se adaptam a ambas as situações.

Pneus run-on-flat

Os pneus do tipo run-on-flat garantem segurança máxima, já que mantêm a estabilidade mesmo ao sofrerem furos ou impactos, ainda que percam toda a pressão interna. Apesar disso, é necessária a existência de sensores especiais no veículo.

A importância de calibrar os pneus

Cada pneu possui uma calibragem específica que precisa ser seguida para ampliar a vida útil do pneu, além de garantir a sua segurança.

Apesar disso, não é recomendado proceder a uma calibragem maior do que a recomendada, já que andar com pneus excessivamente inflados é tão prejudicial quanto andar com pneus vazios. Por isso, confira sempre o manual do veículo para conferir a calibragem ideal.

Quando é a hora de trocar o pneu?

Além disso, os pneus vão dizer quando é hora de trocá-los e é importante que você respeite isso, pois pneus excessivamente desgastados – os chamados pneus carecas – não possuem a aderência adequada, colocando a segurança em risco.

Através do aviso do indicador de desgaste

Todo pneu atualmente vem com um indicador de desgaste chamado Tire Wear Indicator, que pode vir em forma de parte de borracha na parte interna dos sulcos, faixas laterais ou em ambas as formas.

Assim, se o sulco de borracha ficar muito desgastado ou as faixas laterais tocarem o chão é hora de trocar o pneu.

Furos e rasgos

Por mais que o seu pneu seja do tipo que resiste a furos e rasgos assim que você notar essas ocorrências é indispensável trocar o pneu para garantir a segurança.

Além disso, bolhas, por menores, que sejam, também são muito perigosas para a segurança do condutor e dos passageiros e tudo isso pode comprometer severamente a estabilidade do veículo.

Desgaste desigual

Seja por falta de alinhamento ou por calibragem incorreta os seus pneus podem sofrer desgaste desigual e para garantir o bom desempenho e segurança é importante trocar os pneus e tomar cuidado com esse acontecimento.

Cuidados com os pneus

Saber comprar e saber a hora de trocar os pneus não é suficiente, já que é preciso que você mantenha alguns cuidados com os seus pneus para garantir que a vida útil seja aumentada, além de garantir a segurança. Confira o que você deve fazer para cuidar de seus pneus.

Rodízio

O rodízio de pneus é indispensável para que você evite o desgaste desigual, aumentando a vida útil do pneu e evitando, portanto, que você tenha que fazer a troca antes da hora.

Embora a troca unilateral – ou seja, os pneus de trás passam para frente sem trocar os lados – seja a mais comum, é importante que você saiba que o rodízio muda para cada modelo de carro e, nesse caso, você deve consultar o manual para fazer da forma correta.

Confira a calibragem

Por mais que você faça tudo certo com os seus pneus eles sempre perderão ar com o uso, por isso é importante que você confira periodicamente a calibragem de seus pneus.

Além disso, mudanças bruscas de temperatura e especialmente lugares mais quentes também afetam a calibragem dos pneus. Assim, confira a cada suas semanas ou um mês e, se necessário, recalibre para o patamar correto.

Faça o alinhamento

O próprio impacto do veículo e, portanto, dos pneus, com o asfalto e com o meio-fio faz com que o veículo fique desalinhado, levando a um desgaste desigual e, portanto, diminuindo a vida útil de seus pneus.

Por isso, não faça o alinhamento e balanceamento apenas quando trocar os pneus, tornando isso um hábito para garantir sua segurança e economizar o seu dinheiro.

Evite comprar pneus usados

Embora estejam disponíveis, os pneus usados não são as opções mais seguras e devem ser utilizadas apenas em situações de emergência ou quando não se objetivar um uso intensivo.

Assim, caso você vá usar os seus pneus com bastante frequência prefira os pneus novos aos usados, garantindo sua segurança e economia em longo prazo.

Agora que você já sabe tudo sobre pneus é hora de colocar em prática os conhecimentos, pois assim você torna a condução do seu veículo uma tarefa muito mais segura e também econômica para você.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment