Óculos de sol para dirigir: Porque é importante usar e melhores modelos

Óculos de sol para dirigir: Porque é importante usar e melhores modelos

Se você é um motorista frequente provavelmente já sabe do quanto usar óculos de sol para dirigir pode trazer mais conforto para o motorista. Isso acontece principalmente em dias em que o sol está mais incidente e a claridade pode atrapalhar a visibilidade. Usar óculos de sol para dirigir é importante porque pode aumentar a segurança no volante, além de proteger os olhos dos efeitos nocivos do sol. Se você quer saber como escolher um óculos de sol para dirigir, quais são os melhores modelos, se o óculos de sol espelhado são realmente mais adequados e muito mais, basta continuar lendo esse artigo!

Porque usar óculos de sol para dirigir?

Bom, conforme falamos brevemente na introdução deste artigo existem dois motivos que fazem com que você deva usar um óculos de sol para dirigir. Tamanha é essa importância que algumas marcas de lentes já possuem modelos específicos para quem está em busca de maior segurança e conforto na hora de dirigir, como é o caso da ZEISS DriveSafe. A única diferença é que no caso desta lente não se trata de um modelo escuro e sim de lentes para serem usadas no dia a dia.

Bom, em relação aos motivos de usar óculos de sol na direção de um veículo, o primeiro deles é a segurança, já que a luz intensa pode causar um fenômeno conhecido com o ofuscamento, que nada mais é do que uma cegueira temporária causada por alta incidência de luz. Se você é um motorista frequente já deve ter passado por esse problema quando um carro cruza você com os faróis altos ou ainda durante o nascer ou por do sol, em que você está dirigindo contra ele. Isso acontece porque nesses horários o sol está em um ângulo mais baixo e incide diretamente nos olhos do condutor causando a cegueira.

O maior problema do ofuscamento é que o olho humano pode demorar até segundos para se recuperar, o que é tempo suficiente para causar um acidente, não é mesmo?

Por isso, usar um óculos de sol para dirigir é importante porque aumenta a segurança e a visibilidade nas vias de trânsito.

O segundo motivo é a saúde ocular. Você provavelmente já deve saber que ficar exposto diretamente ao sol pode causar danos a retina, podendo fazer com que a visão fique danificada, o que pode causar sérios problemas se essa for uma prática constante.

Se você é um motorista profissional, que está muitas vezes exposto a luz do sol em boa parte do seu dia, isso se torna ainda mais importante.

modelo óculos de sol para dirigir

Melhor modelo de óculos de sol para dirigir

O primeiro passo para escolher o melhor modelo de óculos para dirigir é prestar atenção nas cores das lentes. O ideal é que o motorista escolha por uma lente amarronzada ou ainda pelas lentes amarelas, que são as que proporcionam mais conforto durante o nascer ou por do sol.

De forma geral a lente castanha é uma boa escolha porque mantem as noções de perspectiva e profundidade, fatores importantes para quem está no trânsito e preza pela segurança.

Um outro fato a ser observado é se as lentes são polarizadas ou não. As lentes polarizadas possuem uma característica que permite que a luz direta seja bloqueada, sobre tudo a luminosidade que vem de superfícies planas. De forma geral, elas protegem os olhos da luz intensa, seja ela do sol, ou até mesmo aquela refletida em uma piscina, por exemplo.

Se você puder optar por uma lente polarizada, nós recomendamos muito que você faça! A única desvantagem dessas lentes é que o seu preço pode ser um pouco mais elevado que as convencionais, mas garantimos que vale a pena.

Outro fator que você deve observar é o modelo do óculos e o formato da lente, já que ela deve cobrir todo o olho, fazendo com que o uso se torne mais confortável.

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment