Limpeza ar condicionado: Como fazer? Porque é importante?

Limpeza ar condicionado: Como fazer? Porque é importante?

Um ar condicionado sujo pode ser a causa de diversos problemas respiratórios e alergias. A causa desses problemas: A sujeira que é acumulada ao longo do tempo e que está presente no ar que entra no equipamento para posteriormente sair resfriado. A boa notícia é que esse é um problema que tem solução, já que o equipamento prevê a limpeza para o uso adequado. Quer aprender como fazer? Então veja como realizar a limpeza do ar condicionado.

Comece pelo painel frontal

Tenha você um split ou um ar condicionado convencional de parede é preciso começar a limpeza pelo painel frontal. Nesse caso, você deve utilizar um pano seco para retirar todas as impurezas acumuladas.

Se estiver difícil, você pode um pano levemente umedecido com água limpa. É altamente não recomendável usar produtos químicos já que eles podem provocar uma corrosão e até mesmo uma inutilização do equipamento.

Limpe o filtro

Se você não limpar o filtro, qualquer outra limpeza que você tenha feito não será o bastante para garantir um ar muito mais saudável.

O filtro é responsável por reter impurezas do ar, mas quando o ar circula por ali também há uma dispersão dessas partículas no ar refrigerado. Por isso, retire cuidadosamente o filtro e use o aspirador de pó.

Se a sujeira estiver muito espessa será necessário lavar o filtro com água morna e detergente. Para reinstalá-lo, é preciso esperar que ele esteja completamente seco.

Passe pano ao redor do equipamento

Na parte ao redor do equipamento em si, como as laterais e a parte superior você deve apenas realizar uma limpeza com pano seco e macio.

O uso de pano úmido não é recomendado nessa etapa porque alem de ajudar a corroer alguma parte do equipamento pode acontecer de gotas de água caírem na parte de dentro. Por isso, o melhor é utilizar um pano seco para retirar toda a poeira acumulada.

Não se esqueça da mangueira

Apesar de a parte externa da mangueira do ar condicionado de parede não influenciar diretamente no funcionamento do equipamento é importante realizar, se possível, uma limpeza desse item, inclusive para fins estéticos.

Para isso não é necessário mais do que um pano seco ou levemente umedecido em água limpa. Isso ajuda a retirar focos de sujeira e poeira acumulada, originando um visual mais adequado.

Recorra a uma autorizada

Embora a limpeza de ar condicionado seja mais simples do que de outros equipamentos, existe um limite para pessoas que não sejam especializadas nesse assunto.

Itens internos, como trocadores de calor, também precisam ser limpos, mas essa limpeza não deve ser realizada por você. Por isso, o melhor é procurar um serviço autorizado de manutenção para que a limpeza possa ser completa e realmente eficiente. Apesar disso, essa limpeza profissional pode ser feita com muito menos frequência: basta ser realizada uma ou duas vezes por ano.

A limpeza do ar condicionado pode ser facilmente realizada por você se você observar alguns cuidados importantes para garantir o funcionamento adequado do equipamento. Apesar disso, é importante não se esquecer da necessidade de contar com serviços profissionais para uma limpeza ainda mais completa.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment