Leilão de carros: Vale a pena? Como funciona?

Leilão de carros: Vale a pena? Como funciona?

Quando as pessoas desejam comprar um veículo, normalmente pensam em comprar carros novos ou usados através das lojas tradicionais como as concessionárias e as revendas de veículos, ou até mesmo comprando diretamente dos donos dos carros.

Mas, além destas opções, existem outras formas de se adquirir um veículo, como no caso dos leilões de carro, podendo-se, inclusive, fazer a compra de automóveis com preços bem acessíveis e até abaixo do mercado.

Neste artigo, vamos mostrar se vale a pena participar de leilões de carro e como eles funcionam.

Leilões de carros, vale a pena participar e como funcionam?

Os leilões de carros são feitos por empresas credenciadas que disponibilizam estes leilões em locais previamente definidos pela mesma e até mesmo através da internet, no caso dos leilões online. Normalmente, são leiloados carros que foram recuperados de financiamentos não revisados.

A compra de veículos através dos leilões vem se popularizando no Brasil e os carros são os mais procurados nos pregões. Comprar nos leilões de carros pode ser muito vantajoso, podendo-se arrematar veículos até por 60% por preço de tabela, sendo uma excelente opção para quem busca a revenda dos mesmos.

Antes de você comprar em leilões de carros é importante primeiro conhecer as regras e saber quais os cuidados que você precisa ter. Assim, veja, a seguir, como funcionam os leilões de carro e se estes valem a pena realmente:

Verifique a credibilidade da casa de leilões:

Não importa se você participará do leilão no local ou pela internet, sempre procure verificar se a empresa que faz os leilões está cadastrada na junta comercial de forma adequada.

Faça uma busca nas diversas instituições para verificar a credibilidade da empresa. Você pode, por exemplo, utilizar os sites dos Tribunais da Justiça Estaduais para conferir os dados da empresa;

Faça uma visitação antes do leilão:

As casas de leilão são responsáveis pela divulgação dos itens que serão leiloados com antecedência, permitindo que você faça uma visitação para avaliar os itens em questão. Verifique, juntamente à casa de leilões, os dias e horários disponíveis para que você possa avaliar os carros que serão leiloados.

Nesta visitação, você terá direito a examinar e vistoriar os carros, poderá avaliar e analisar a documentação de cada um e também tirar suas dúvidas, caso existam algumas;

Verifique o histórico do veículo e sua documentação:

Esta é uma das partes mais importantes, pois como os carros são recuperados de financiamentos não revisados, a empresa não se responsabiliza por eventuais sinistros que tenham ocorrido com os veículos quando em posse do financiado.

Faça uma vistoria junto ao departamento de trânsito para verificar qualquer pendência do carro;

Leia todas as regras sobre os leilões:

Verifique todas as regras para que você possa participar dos leilões, tais como os valores mínimos de incremento, as formas e ferramentas para você fazer os lances, documentos necessários para seu cadastro e sua participação no mesmo, formas de pagamento, além de possíveis multas no caso de não efetivação da compra.

Se possível, participe de um leilão de carros para conhecer os procedimentos da empresa e leia todos os itens do contrato antes de participar de um leilão, levando, se possível, em algum advogado para avaliação do mesmo;

Continue conosco nos próximos artigos e deixe aqui seus comentários ou dúvidas. Até mais.

2 thoughts on “Leilão de carros: Vale a pena? Como funciona?

  1. Apesar dos riscos, se você souber o que está fazendo e não se deixar levar pela emoção, pode fazer bons negócios num leilão de carros. Seguindo suas dicas então, fica ainda mais fácil comprar e ter lucro com um carro de leilão.

    Reply

Post Comment