Consulta renavam: Como fazer? Pela placa, Chassi, e muito mais informações!

Consulta renavam: Como fazer? Pela placa, Chassi, e muito mais informações!

Para quem já tem algum veículo há um tempo, sabe muito bem que o Renavam é como um RG do automóvel. Mas diferentemente do documento de identidade, ele não é exatamente um documento, mas sim um registro. No qual são unificados os cadastros dos veículos junto ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de cada estado. Já o código Renavam é o número que identifica o veículo. É através dessa consulta Renavam que é possível acessar informações como: modelo, cor, ano, chasse, restrições, débitos de IPVA, seguro e multas. Além disso, você pode acessar todo o histórico do veículo com esse código.

Precisa fazer uma consulta Renavam e não sabe como? Vamos te contar!

Consulta renavam: Como fazer?

A forma mais fácil de consultar o Renavam com todas as informações do veículo é portando o número do Renavam, a placa do veículo e o CPF do proprietário. Você pode consultar pelo Portal de Serviços do Denatran.

Além disso, você pode ir diretamente no site do Detran do seu estado no qual o veículo está registrado. A maioria precisa apenas do código Renavam e a placa, sem necessidade do número do CPF.

Cada estado tem sua própria organização do site, então não há uma regra de qual lugar acessar para a consulta. Geralmente está nomeada como “consultar veículos” ou algo parecido.

Outra forma mais antiga, é ir até o Detran da sua cidade para fazer a consulta.

Consulta pela placa

consulta renavam

A maioria dos sites oferecem a consulta com o código do Renavam, mas outros possibilitam que seja feita apenas com a placa do veículo. Vai depender de como funciona o site do seu estado.

Caso ele não ofereça essa opção, você pode tentar em outros sites que oferecem o serviço por alguma taxa. Algumas empresas cobram um valor para que você faça a consulta Renavam apenas com a placa.

Consulta pelo Chassi

O Chassi é o número de identificação do veículo, que segue um padrão universal. E por ele, é possível fazer a consulta Renavam? A verdade é que segue o mesmo esquema da regra sobre a placa. Alguns sites podem fazer, mas não são em todos os estados.

Alienação

E como saber se um veículo está alienado? Primeiro passo é entender o que esse termo significa. É chamado de alienação de veículo quando ele ainda não foi quitado pelo proprietário quando foi financiado. Ou seja, se ele não for quitado e as parcelas pararem de serem pagas, ele poderá ser tomado pelo banco.

Algumas pessoas costumam vender seus veículos ainda alienados quando não estão conseguindo pagar as parcelas. Desta forma, o novo comprador acabará se apropriando dessa dívida junto com a compra do mesmo.

Por isso é muito importante fazer essa verificação antes de comprar qualquer veículo. No próprio site do Detran do seu estado você consegue consultar essa informação colocando a placa do carro e o número do Renavam.

Você pode pedir essas informações para o dono do veículo para confirmar se não há pendências antes de fechar o negócio.

Bloqueio judicial

Também conhecido como bloqueio ativo, quando um veículo tem bloqueio judicial significa que o proprietário tem algum tipo de penhora ou dívida em seu registro.

Geralmente pessoas que possuem esse tipo de bloqueio em seus veículos, costumam cobrar um valor bem abaixo para a venda. Isso pode ser vantajoso a primeira vista, mas bem arriscado a longo prazo. Porque caso o juiz decida que o veículo deverá ser tomado para quitar a dívida do antigo proprietário, você não poderá contestar.

Além de ter o transporte tomado, caso tenha tido algum dano no veículo, o atual proprietário ainda terá que pagar o valor do prejuízo. Então no final, se isso acontecer, quem comprou o carro, por exemplo, não terá o dinheiro investido de volta.

Por isso, como no caso de alienação, é importante que você faça uma consulta Renavam no site do Detran do seu estado. Ali você conseguirá confirmar se há algum bloqueio judicial antes de fazer qualquer compra.

Deu para entender como você pode fazer a consulta do Renavam? Como mostrado, essa consulta pode ser importante em diversos casos, tanto quanto o veículo é seu, quanto em um momento de compra. Esse artigo te ajudou? Deixe seu comentário pra gente!

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment