Chevette

Chevette

O chevette foi o primeiro carro mundial da General Motors, e além de disso foi teve seu lançamento primeiro no Brasil e depois nos outros países onde a empresa atua. O chevette foi um dos carros mais vendidos uma vez que ele caiu no gosto da classe média, que queria um carro que fosse compacto, e ao mesmo tempo um pouco luxuoso e confortável.  O Chevette parou de ser produzido em 1993, mas até hoje colecionadores possuem esse carro que foi uma marco na história de vendas da General Motors do Brasil.

Linha do Tempo do Chevette

Se você quer saber mais sobre o Chevette, que foi eleito o carro do ano várias vezes durante o tempo em que foi produzido, acompanhe a linha do tempo abaixo, com as principais marcas, conquistas e modelos desse veículo.

1973 – No ano de seu lançamento o  Chevette ganha o título de carro do ano. Os jornalistas  especializados em carros rodaram 11 mil quilômetros com o Chevette durante o ano de 1973 para elegê-lo o melhor carro nacional existente no mercado.

1974 – Além do título de carro do ano em 1973, o Chevette conquistou duas marcas importantes: a produção de 50.000 Chevettes em 26 de março e a de 100.000 em 13 de novembro. Ou seja em 8 meses foi possível bater a produção que tinha sido feita em quase um ano.

1975 – Com uma trajetória de sucesso o Chevette cai ainda mais no gosto dos consumidores e por isso se torna uma dos mais vendidos no Brasil.  É neste também que o primeiro Chevette especial é lançado.

1976 – A linha Chevette cresce com o lançamento da sua Pick-up 4 cilindros, a Chevy-4. Nesse ano a empresa bate a marca de 1 milhão de chevettes fabricados, com um Chevette GP amarelo.

1977– O Chevette GP II chega ao mercado brasileiro com mudanças no motor que o tornam ainda mais econômico, e ainda mais querido pelo seus consumidores. Nesse ano é lançado o modelo  esportivo do Chevette, o Chevette GP II.

1978 – A GM traz como novidade para a linha Chevette, a modificação da frente que passa então a ter formato de cunha, com duas grades ovaladas. As vendas continuam em alta, o que faz com que o Chevette seja um forte concorrente a outras marcas.

1979 – Para aumentar as opções de modelos do Chevette, a empresa coloca no mercado o modelo 4 portas, motor 1.4 L à gasolina.

1980 – A GM lança o motor 1.4 L a álcool para o Chevette. Além do modelo todo redesenhado do novo Chevette Hatch.

1981 – O Hatch que foi lançado no ano anterior ganha uma versão especial, esportiva e mais potente: o Chevette SR  equipado com motor 1.6 L a gasolina. O Chevette Hatch é eleito o Carro do Ano 1980.

1983 – A linha Chevette passa por total reestilização e ganha motor 1.6 L a álcool e se torna líder em vendas no Brasil.

1984 – Neste ano chega ao mercado brasileiro a Pick-up Chevy-500 com motores 1.6 L álcool e gasolina.

1987 – A linha 87, composta pelos Chevette SE, SL e Sedan, ganhou capô rebaixado e painel em forma de cunha, com nova grade, espoiler mais baixo e tomadas de ar mais espaçadas, o que deixou o chevette com um perfil mais aerodinâmico.

1990 – É o ano do lançamento do modelo DL do chevette, que propõe conforto e economia mais que os modelos anteriores, além de ter acabamento de luxo.

1992 – O Chevette DL além de econômico é  ecológico, uma vez que a emissão de gases poluidores passa a ser controlada com a instalação do conversor catalítico.

1993 –  A pedido do presidente da república a GM passa a produzir o Chevette L, que seria uma versão mais popular deste carro.

1994– O último chevette é produzido pela General Motors do Brasil.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment