Carros híbridos: Veja o que são e os vendidos no Brasil!

Carros híbridos: Veja o que são e os vendidos no Brasil!

Carros híbridos são chamados assim pois possuem duas ou mais fontes de potência, geralmente tais automóveis utilizam um motor elétrico e outro à gasolina. Eles têm um importante papel no meio ambiente, pois reduzem o consumo de combustível e consequentemente a emissão de CO2 na atmosfera. Outro ponto positivo é que os carros híbridos têm seus impostos reduzidos, o que confere mais um ponto em economia. Por causa destes benefícios, os carros híbridos estão crescendo em popularidade a cada dia. Confira neste post informações sobre estes automóveis.

Carros híbridos no Mundo

Em diversas partes do mundo já se faz uso de carros híbridos ou até mesmo dos 100% elétricos. Na Europa, por exemplo, os carros são mais comuns pois o combustível é muito caro e a solução para isso é a compra de híbridos.

No Brasil

Os carros elétricos são movidos à bateria, porém são raros no Brasil. Os híbridos são mais comuns no Brasil, apesar de serem ainda em pequeno número. A busca vem crescendo devido aos altos preços de combustível, porém ainda existe a dificuldade de postos para carregamento e número ainda é baixo em relação a outros países.

Preço dos carros híbridos

Apesar de serem mais caros que os carros normais, sendo que a média de preço sempre é acima de 100 mil, a compra de um carro híbrido está longe de ser um mau negócio, pois são eficientes no consumo de combustível além de contar com recursos tecnológicos de maior avanço do que os carros convencionais.

Os carros híbridos estão cada dia mais com os preços em queda. Isso se dá, pois, conforme tecnologias novas são incorporadas às linhas de produção, os custos para a fabricação são reduzidos, fazendo com que o valor seja diminuído para o consumidor.

Carros híbridos

Consumo

Se calcularmos o consumo total de combustíveis de carro normal e um híbrido, veremos que pode se economizar muito mais dinheiro nos carros híbridos, isso, lógico, a longo prazo.

Carros híbridos também são programados para capturar a energia liberada e tal essa energia quando frenado para carregar as baterias dentro do carro. Isso significa que ao contrário dos carros elétricos, os carros híbridos, na verdade, não precisam ser carregados a partir da tomada elétrica, pois autosuficientes nesse quesito.

Os carros híbridos também são amigos do meio ambiente, pois são capazes de economizar combustível e reduzir a emissão de gases tóxicos.

Desvantagens dos carros híbridas

Uma desvantagem está em sua performance, veículos híbridos são mais pesados que os normais devido às baterias instaladas no interior do carro. E também segundo alguns estudos, os riscos à vida são maiores em acidentes com carros desse modelo, pois possuem uma quantidade elevada de tensão em suas baterias. Isso também dificulta a equipe de resgate devido à essa grande tensão.

Porém, fabricantes estão todos os dias buscando uma forma de melhorar e corrigir tais imperfeições, para que que num futuro próximo os carros híbridos sejam mais leves e livres de grandes riscos.

Carros híbridos vendidos no Brasil

Alguns  carros híbridos à venda no Brasil e seus respectivos valores:

Toyota Prius 

É o mais barato no marcado. Utiliza uma combinação do motor 1.8, a gasolina, de 98 cv e 14,2 kgfm de torque com um elétrico de 72 cv e 16 kgfm.  É o modelo mais econômico do país, com um consumo declarado do Inmetro de 18,9 km/l na cidade e 17 km/l na estrada.

Carros híbridos TOYOTA Prius

Lexus CT200h

É mais robusto do que o Prius , com um 1.8 de 99 cv e 14,5 kgfm combinado ao motor elétrico de 82 cv e 21 kgfm.  Alcança de 0 a 100 km/h em 10,3 segundos. Esse desempenho tem um custo. Segundo o Inmetro, faz 15,7 km/l na cidade e 14,2 km/l na estrada, apenas com gasolina.

Carros híbridos Lexus CT200h

BMW i8 

Esse superesportivo alemão,foi feito pra velocidade com motorização híbrida de 1.5 turbo de cilindros de 231 cv  e 32,6 kgfm, e o elétrico de 131 cv e 25,5 kgfm. Combinado os dois motores, vai de 0 a 100 km/h em 4,4 segundos.

Carros híbridos BMW I8

A seguir a ficha técnica de dois exemplos de carros híbridos:

Ford Fusion Hybrid Toyota Prius
Preço inicial: R$ 163.700 R$ 126.600
Motor: gas., diant., transv., 4 cil., 16V, 1.999 cm³, 143 cv a 6.000 rpm, 17,8 mkgf a 4.000 rpm + elétrico = potência somada de 190 cv gas., diant., transv., 4 cil., 16V, 1.798 cm³, 98cv a 5.200 rpm, 14,2 mkgf a 3.600 rpm + elétrico de 72 cv = potência somada de 123 cv
Câmbio/tração/direção: aut. CVT, dianteira, elétrica aut. CVT, dianteira, elétrica
Suspensão: McPherson (diant.) e multilink (tras.) McPherson (diant.) e duplo A (tras.)
Freios: discos ventilados (diant.) e discos sólidos (tras.) discos ventilados (diant.) e discos sólidos (tras.)
Rodas e pneus: liga leve, 235/45 R18 liga leve, 195/65 R15
Dimensões: comprimento, 487,1 cm; altura, 148 cm; largura, 185,2 cm; entre-eixos, 285 cm; peso, 1.670 kg; porta-malas, 392 l; tanque de combustível, 52,7 litros comprimento, 454 cm; altura, 149 cm; largura, 176 cm; entre-eixos, 270 cm; peso, 1.400 kg; porta-malas, 412 l; tanque de combustível, 43 litros

 

Post Comment