Aluguel de carros: O que observar no veículo

Aluguel de carros: O que observar no veículo

Muitos brasileiros preferem viajar pelo país de carro, ou gostam de ter a comodidade de chegar na cidade que está visitando e alugar um carro para facilitar a locomoção, ter mais autonomia e economizar nos gastos com táxis e transfers.

Atualmente, há diversas empresas no mercado especializadas na locação de veículos, portanto é muito importante observar algumas dicas para não ter dor de cabeça durante sua viagem de férias ou a trabalho.

14 fatores a serem analisados no momento de alugar um carro

  1. Pesquise na internet pelo menos 3 locadoras e consulte se elas possuem alguma reclamação em sites ou nos órgãos do consumidor.
  2. Colha referências com amigos e conhecidos sobre as empresas.
  3. Escolha o modelo de acordo com a sua necessidade. Leve em consideração a quantidade de passageiros e bagagens.
  4. Dê preferência para fechar um plano com quilometragem livre é mais vantajoso e você não fica se preocupando com isso diariamente.
  5. Feche a locação com seguro incluso para roubo, colisão, furto, incêndio e danos a terceiros, sem franquia. Geralmente esse extra não está incluso na tarifa básica, mas vale a pena pagar R$ 5,00 a mais.
  6. Antes de receber o carro, acompanhe a vistoria. Seja detalhista. Veja avarias, marcas, riscos para que seja anotado que você recebeu o veículo nesse estado. Verifique se o veículo tem todos os itens de segurança funcionando bem: cintos de segurança, freio de mão, estepe, etc. De preferência, faz um test drive.
  7. Verifique a documentação do veículo nos órgãos legais para checar se está tudo pago ou se há multas antes de você fechar o contrato.
  8. Ao receber o carro, cheque se o tanque está completo. É praxe as locadoras entregarem os veículos com tanque cheio e no contrato especifica que você precisa devolver a mesma forma Algumas locadoras completam o tanque com álcool, o que vai aumentar o consumo. Portanto, pergunte qual foi o combustível utilizado para abastecer para você não ajustar os cálculos com combustível.
  9. Além do documento do carro, ande sempre com a cópia do contrato assinado e da ficha de avaliação, os telefones da assistência da empresa e da seguradora, caso você tenha contratado adicionalmente.
  10. Por regra, as locadoras entregam o veículo limpo, portanto cheque esse item, pois elas vão exigir contratualmente que o automóvel seja também devolvido limpo.
  11. Fique atento aos itens como para-brisas, pneus, calotas, tapetes, rodas, rádios, entre outros que geralmente as locadoras não incluem no seguro.
  12. Observe se os itens adicionais contratados se estão todos em funcionamento como ar condicionado, GPS, etc.
  13. E lembre-se nenhuma locadora aluga o veículo por modelo específico ou cor, somente por categoria e as características de cada uma. Por exemplo, se turista deseja locar uma minivan, no dia de retirar o carro, ele pode se deparar com um fiat doblô ou um Spin da Chevrolet. Portanto, nada de dar escândalo dentro da locadora que você quer determinado carro na cor azul cobalto.
  14. Leia o contrato com muita atenção e questione qualquer ponto que você que não esteja de acordo ou desconheça.

Tudo isso vai fazer com que você consiga ter tranquilidade em qualquer situação de aluguel de carros! Agora, é só aproveitar a viagem!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment