Pneus remold: vale a pena comprar?

Pneus remold: vale a pena comprar?

Economizar. Quem não entende a importância dessa palavra nos dias de hoje provavelmente vive em uma realidade paralela, onde os cuidados com o dinheiro e as preocupações com a incerteza do futuro não existem.

Mas se você vive no mesmo planeta que eu, e sabe a importância de manter a economia no dia a dia, já deve ter se deparado com a necessidade de comprar um pneu, e nesse momento, já deve ter percebido como os valores são salgados na hora de trocar os pneus do seu veículo.

Para baratear os valores da troca de pneus, foram criadas algumas técnicas para reaproveitar os pneus e estender sua vida útil. Pode ser que o pneu seja recapado, recauchutado ou mesmo remodelado. E entre essas opções, o pneu remodelado oferece as maiores vantagens. Porque? Isso, você vai descobrir agora.

O que é pneu remold?

Um pneu remodelado, ou remold, como é mais conhecido, é um pneu que já teve sua vida útil esgotada, mas que recebe um tratamento completo novamente, sendo refeito integralmente. Suas laterais, ombro e banda de rodagem são totalmente restaurados, parecendo que o pneu é novo, pois tem todas as partes de contato com a pista remodelados, estendendo a vida útil de um pneu por um bom tempo.

Já os pneus recauchutados ou recapados não recebem esse tratamento completo. Apenas uma ou duas partes dele são refeitas, aumentando sua vida útil mas ainda assim não deixando o produto totalmente seguro. No contexto geral, um pneu recauchutado ou recapado não é uma solução definitiva para a troca do pneu, já um pneu remodelado pode ser considerado um material de maior qualidade, já que sua vida útil é semelhante à de um pneu novo.

Apesar dessa recuperação, vale mencionar que diferentes empresas têm diferentes sistemas de recuperação do pneu. Dessa forma, um mesmo pneu remold pode receber diferentes tipos de tecnologia, o que influenciará em sua segurança, em sua qualidade e, principalmente, em sua vida útil.

Vale a pena comprar um pneu remold?

Conforme mencionamos no começo desse texto, quem procura economia, com certeza vai perceber como o pneu remold vale a pena. Um pneu novo que custo 200 reais, por exemplo, na versão remold custará cerca de 100 reais, uma economia que faz muita diferença quando você compara a necessidade de trocar os 5 pneus por exemplo, já que o step também entra na conta.

Em todo caso, o principal objeto de dúvidas na hora de comprar um pneu remold é a sua segurança. Segundo especialistas, o ideal é que os pneus remold sejam utilizados apenas na cidade, e em velocidade máxima de até 90 km/h. É claro que essas restrições parecem muito grandes, mas se parar para pensar, é difícil ver ruas que permitam uma velocidade maior que essa em cidades e, mesmo onde é possível, é difícil que o trânsito assim permita.

Agora a opção é sua. Conhecendo o seu perfil de motorista e as formas que você usa o carro, vale a pena utilizar pneu remold?

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment