Pneu perfil baixo: O que é? Quais são as vantagens?

Pneu perfil baixo: O que é? Quais são as vantagens?

Ter o tipo certo de pneu no seu carro é indispensável para que você consiga dirigir com resultados, eficiência e segurança. Dependendo dos seus objetivos, nem sempre o pneu que vem de fábrica é a melhor opção e por isso os fabricantes apostam em opções diferentes de pneus para todos os motoristas. Um desses tipos é o pneu perfil baixo e a seguir você confere do que se trata e quais são suas vantagens.

O que é?

Um pneu perfil baixo é um pneu que possui uma parede menor do que um pneu considerado de perfil alto. De maneira simplificada, isso significa que nesse tipo de pneu a roda está mais próxima do chão.

Para compensar a diminuição do perfil esses pneus tendem a ser mais largos, garantindo a estabilidade do veículo. Além disso, as rodas desses pneus também são maiores para garantir que o diâmetro total do pneu garanta a segurança necessária.

Quais as vantagens?

O que faz um motorista trocar seu pneu “normal” por um perfil baixo é o fato de que esse tipo de pneu possui algumas vantagens específicas,  especialmente para alguns tipos de direção. No geral, as vantagens incluem:

Maior aderência

O fato de possuir bandas mais largar garante que esse pneu ofereça uma maior aderência ao piso em geral, o que gera mais estabilidade e, principalmente, maior controle de direção.

Essa vantagem é especialmente importante em dois casos: entre quem dirige em velocidades mais elevadas, como em estradas e entre quem dirige na chuva. Além disso, fazer curvas também é mais fácil já que o carro sofre menos impacto de forças que podem fazer com que o carro saia da curva.

Melhor controle de frenagem

As rodas maiores também ajudam o motorista a obter um maior controle sobre a frenagem em geral. Isso significa que um carro que possua um conjunto de pneu perfil baixo vai conseguir frear de maneira mais eficiente.

Isso é importante, inclusive, para freadas que são feitas de maneira brusca ou abrupta. Como a resposta do freio é melhor, o carro leva menos tempo para realizar a parada.

Maior controle de velocidade

Com mais aderência e melhor frenagem acontece um controle mais eficiente de velocidade. Especialmente para quem dirige em velocidades mais elevadas isso é importante para evitar acidentes e também para garantir a estabilidade do veículo.

Com isso, esse tipo de pneu ajuda o motorista a manter mais controle sobre a velocidade e aceleração, garantindo que seja possível a mudança de velocidade sem perdas significativas para a segurança.

Facilita a execução de manobras

Se é mais fácil fazer curvas também é mais fácil fazer quaisquer outras manobras em geral com o veículo. Essas manobras, inclusive, podem ser feitas de maneira ainda mais segura com esse tipo de pneu.

A direção defensiva, inclusive, é bastante facilitada quando esses pneus são usados porque o carro demora menos tempo para realizar as manobras abruptas que são requeridas.

O pneu perfil baixo é caracterizado por sua menor distância entre a roda e o chão, garantindo mais aderência e mais estabilidade em geral para o veículo. Além disso, ele também melhora a frenagem, controle de velocidade e execução de manobras, sendo a opção ideal para alguns casos.

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment