Macaco hidráulico: Tipos, modelos e funcionalidades!

Macaco hidráulico: Tipos, modelos e funcionalidades!

O macaco hidráulico é uma poderosa ferramenta para os motorista prevenidos. É preciso entender que no mundo dos automóveis e da direção há muitos incidentes que a gente nunca espera, sempre pode acontecer algo que não queremos.

Um pneu furou? É hora de colocar o macaco em ação. Porém cada tipo de macaco hidráulico tem um modo de usar. Conheça dois modelos e entenda um pouco mais sobre eles.

Tipos de macaco hidráulico

Há dois tipos principais de macacos hidráulicos, cada um com suas especificações e vantagens. São eles:

Macaco hidráulico Jacaré

O macaco jacaré, ou mini jacaré (no caso dos modelos para serem carregados no porta malas) é uma versão do macaco que parece com um carrinho comprido, ou com o corpo de um jacaré se preferir.

Ele é acionado através de uma alavanca e tem uma grande força, podendo levantar até 2 toneladas. Geralmente ele é utilizado em mecânicas devido a sua força e por ser robusto.

A versão mini jacaré pesa cerca de 15 kg e exige muito menos força que o tipo garrafa.

Macaco hidráulico

Macaco hidráulico tipo garrafa

Ainda mais poderoso e versátil, essa versão do macaco pode ser utilizada até mesmo de lado para afastar objetos pesados. É uma verdadeira mão na roda, porém peca na necessidade de ter que fazer muita força para ser acionado. Esse tipo de macaco tem capacidade de 1,5 a 100 toneladas.

Macaco hidráulico

Como utilizar um macaco hidráulico da forma correta?

Algumas pessoas têm grandes grande dúvidas na hora de utilizar um macaco hidráulico, principalmente os mais robustos. Não é tão simples como geralmente parece. Sem os devidos cuidados e manuseio correto é possível aumentar o dano no veículo ou até mesmo causar um acidente mais sério. Confira passos essenciais na hora de elevar um veículo.

  • Certifique-se que o veículo esteja devidamente freado, com o freio de mão puxado e o carro engato. Isso evitara que o carro se movimente, evitando que ele possa cair em cima de alguém.
  • Procure calçar as rodas que não serão erguidas para aumentar ainda mais a segurança da frenagem.
  • Use o macaco sobre um terreno firme e regular. Certifique-se de que não há possibilidade de o macaco hidráulico deformar o chão e provocar algum acidente.
  • Ponto importante. Posicione o ponto de elevação nos pontos adequados da carroceria. Geralmente elas ficam próximas as rodas ou suspensão, mas isso pode variar de modelo ou marca. Portanto sempre leia o manual do seu veículo para saber onde exatamente fica esse ponto, o  encaixe incorreto do macaco, ou seu posicionamento em outros locais, podem causar dano a lataria do veículo.
  • Em macacos garrafa é preciso fechar a válvula de escape antes de começar a elevação. Para saber como o seu funciona leia o manual.

Lembre-se: Sempre utilize o triangulo de segurança a cerca de 100 metros do seu carro enquanto estiver trocando os pneus danificados, isso pode salvar a sua vida e de outros condutores.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Post Comment